Epistemologias em disputa: desafios e possibilidades para uma produção de conhecimento interseccional
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.2025.17.42.10601Palavras-chave:
Epistemologias interseccionais, descolonização do conhecimento, saberes subalternizadosResumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar epistemologias interseccionais como uma possibilidade de descolonização dos processos de produção de conhecimento ainda assentados na universalidade, neutralidade e objetividade que moldam o ambiente acadêmico-científico. Partimos da seguinte questão: de que maneira as epistemologias interseccionais podem desafiar as normas tradicionais de produção de conhecimento na academia? Propomos essa reflexão a partir de um percurso teórico que aponta as teorias interseccionais e o feminismo decolonial como caminhos possíveis. A descolonização do conhecimento não se limita a uma perspectiva teórica, mas envolve práticas que enfrentam relações de poder e condições de privilégio que atravessam sujeitos e instituições. Os resultados indicam a necessidade de transformações nas práticas de pesquisa e ensino, incluindo a valorização de saberes subalternizados que se colocam na contramão da hegemonia eurocêntrica, bem como o reconhecimento da urgência de revisar políticas de inclusão.
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