A relação entre memória e a prática docente do professor que ensina Matemática nos Anos Iniciais
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.2025.17.42.9022Palavras-chave:
Ensino de Matemática, memória, formação de professores, Laboratório de Ensino e Aprendizagem de MatemáticaResumo
Este artigo traz os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar, através de um estudo sobre a memória, quais práticas docentes exercidas pelos professores de Matemática dos Anos Iniciais possuem relação com suas memórias sobre sua aprendizagem. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, com questionário e entrevistas semiestruturadas, análise de memórias e postura/atitudes narradas por professores de Anos Iniciais em uma escola pública estadual. Como suporte teórico utilizou-se as pesquisas tanto do campo da educação matemática quanto da memória social. Constatou-se que as experiências de aprendizagem matemática dos professores têm impacto na abordagem pedagógica, revelando uma tendência à repetição do ensino mecanizado. Com base nos resultados das análises, foi proposta a reestruturação do Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Matemática da escola, a fim de contribuir para a geração de memórias positivas tanto no aluno quanto no professor.
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