(Auto)formação de um professor de Química no percurso de produção de uma gincana sobre alimentos ultraprocessados
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.2025.17.42.8291Palavras-chave:
(Auto)formação, ensino de Ciências, recurso didáticoResumo
Este artigo trata da criação de recurso didático, realizado no contexto de uma educação científica que valorize a formação cidadã. A questão central da pesquisa foi: como posso transformar o modo como ensino, valorizando a formação cidadã, na minha prática pedagógica? Como referenciais teóricos, foram adotadas a nova epistemologia de formação e a compreensão de formação cidadã; já como referencial metodológico, foi adotada a pesquisa narrativa. Cada momento do percurso de criação do recurso didático foi caracterizado por atividades específicas, incluindo discussões, reflexões, questionamentos e proposições, ocorridos de modo colaborativo. O processo interpretativo dos textos de campo levou em consideração visões de educação científica, tanto na temática quanto na escolha do tipo de recurso didático. Por meio da investigação do percurso de produção da gincana, é possível planejar práticas pedagógicas diferentes das tradicionais, capazes de valorizar a participação dos estudantes em debates sobre temas de relevância social.
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