Inclusão da criança com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil e expectativas docentes
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2024.21.2.8797Palavras-chave:
Inclusão, Educação Infantil, Transtorno do Espectro Autista, Formação em serviço, Ensino ColaborativoResumo
Este trabalho relaciona-se à temática da formação docente, sobretudo, no contexto de inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil. Tem como objetivo compreender os anseios e expectativas que os professores manifestam quando vivenciam situações que demandam conhecimentos sobre a diversidade presente nos espaços do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). O estudo foi fundamentado em teóricos que discutem sobre processos de ensino e aprendizagem, sobre a inclusão da criança com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil à luz da Teoria Histórico-Cultural. O aporte metodológico foi organizado com base na pesquisa bibliográfica e de campo, participaram da pesquisa um grupo de onze (11) professores/educadores infantis que atuam nesta etapa educacional, no Município de Pontal do Paraná, e tenha atuado ou atuam com crianças com Transtorno do Espectro Autista. Os resultados indicam que a inclusão implica à formação docente tendo os participantes manifestado o desejo de aprenderem sobre a temática para não terem que repassar à criança a outros profissionais. Sinalizam a ausência de políticas de formação continuada na Educação Infantil com foco na inclusão, e a urgência em se estabelecer processos de formação continuada em serviço com fundamento no ensino colaborativo.
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