REABILITAÇÃO COGNITIVA E MUSICOTERAPIA

Autores

  • Verônica Magalhães Rosário Universidade Federal de Minas Gerais
  • Cybelle Maria Veiga Loureiro Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2016.7.1.1095

Resumo

As técnicas modernas de neuroimagem permitiram a documentação de alterações funcionais, estruturais e de padrões de conectividade no cérebro relacionadas com o fazer musical. Evidências cientí­ficas demonstram que a neuroplasticidade cerebral estimulada pelo treinamento musical pode produzir modificações em habilidades cognitivas. Estudos recentes nas neurociências, neuromusicologia e cognição musical tem dado destaque ao papel da música na reabilitação cognitiva. Os resultados oferecem um importante suporte para as pesquisas clí­nicas realizadas na área da musicoterapia. A principal abordagem que desenvolveu técnicas em que a música é utilizada como elemento mediador de respostas funcionais reorganizadas através de intervenções terapêuticas sistemáticas é a Musicoterapia Neurológica. O presente artigo busca apresentar alguns conceitos fundamentais resultantes de pesquisas que descrevem a utilização da música no treinamento e reabilitação de funções cognitivas como atenção, memória e funções executivas. A utilização da música na reabilitação cognitiva parece ser uma área promissora para a pesquisa em musicoterapia, principalmente valendo-se dos embasamentos teóricos nas áreas afins e das práticas resultantes dessa multidisciplinaridade.

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Biografia do Autor

Verônica Magalhães Rosário, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Neurociências pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Possui Especialização em Metodologias Inovadoras Aplicadas í  Educação com especificidade em Educação Especial pela Faculdade Internacional de Curitiba (2005), Licenciatura em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (2004),Bacharelado em Musicoterapia pela Faculdade de Artes do Paraná (2003) e Curso Técnico de Piano pelo Conservatório Brasileiro de Música (1997). É Professora Assistente na Universidade Federal de Minas Gerais, membro da comissão do Fórum de Trabalhadores(as) do FETSUAS-MG e membro da comissão nacional dos musicoterapeutas no SUAS da UBAM. Tem experiência na área de musicoterapia, educação musical, educação especial e geriatria.

Cybelle Maria Veiga Loureiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Bacharelado Em Música Instrumento Piano pelo Conservatório Musical Carlos Gomes(1975), graduação em Musicoterapia pela University of Iowa(1991), mestrado em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais(2005) e doutorado em Ciências Aplicadas í  Cirurgia e Oftalmologia pela Universidade Federal de Minas Gerais(2009). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais, Comission Education / Professional Training da World Federation of Music Therapy, da Hospital Sofia Feldman, Revisor de periódico da Revista Brasileira de Musicoterapia e Membro de corpo editorial da Revista Brasileira de Musicoterapia. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música. Atuando principalmente nos seguintes temas:musicoterapia, qualidade de vida visual, neurite óptica, esclerose múltipla.

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Publicado

2016-07-05

Edição

Seção

Artigos