Formação de professores para a educação especial no Brasil
professores capacitados e especializados
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2024.21.2.8677Palavras-chave:
Formação de Professores, Educação especial no Brasil, EnsaioResumo
O ensaio objetiva realizar um breve levantamento histórico acerca das bases que constituem à Formação de Professores para a educação especial no Brasil. É uma pesquisa de cunho bibliográfico com fundamentação teórica em estudiosos dedicados ao Campo da Formação de Professores da educação especial no Brasil numa perspectiva crítico-reflexiva. Os resultados do estudo indicam que a formação de professores para a educação especial em nosso País em nível superior, se iniciou em 1972 como habilitação específica do curso de Pedagogia; O CENESP criado em 1973, constituiu-se no primeiro órgão educacional do Governo Federal, responsável pela definição da política de educação especial; A partir da década de 1970 e início de 1980, a ênfase das ações educacionais passa a ser orientada para a distribuição dos sujeitos com deficiência em espaços educacionais especializados; A centralidade na formação de professores da educação especial, em alguns momentos da história educacional brasileira, esteve focada na deficiência, corroborando para excluir do ensino regular muitos dos alunos PAEE; Várias medidas legais foram encaminhadas pelo governo federal em relação à formação de professores; A Resolução CNE/CEB nº. 02/2001 definiu quais os professores que irão trabalhar com alunos PAEE – os “capacitados” e os “especializados”; A formação de professores de educação especial, ofertada pelos cursos de Licenciatura em Educação Especial, estão presentes em todo o País, especialmente de forma privada, com predomínio da modalidade à distância e como uma formação aligeirada. E que as políticas educacionais estão em consonância com as necessidades de formação para o trabalhador requerido ao capital.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ilma Fialho de Oliveira, Waldir Ferreira de Abreu

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista InCantare adota acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a Revista InCantare no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares/postprint) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Os artigos publicados por esta Revista são de livre uso para compartilhar. É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram realizadas.
A Revista InCantare não cobra qualquer tipo de taxa para submissão e/ou publicação de artigos.