Formação de professores para a educação especial no Brasil
professores capacitados e especializados
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2024.21.2.8677Palavras-chave:
Formação de Professores, Educação especial no Brasil, EnsaioResumo
O ensaio objetiva realizar um breve levantamento histórico acerca das bases que constituem à Formação de Professores para a educação especial no Brasil. É uma pesquisa de cunho bibliográfico com fundamentação teórica em estudiosos dedicados ao Campo da Formação de Professores da educação especial no Brasil numa perspectiva crítico-reflexiva. Os resultados do estudo indicam que a formação de professores para a educação especial em nosso País em nível superior, se iniciou em 1972 como habilitação específica do curso de Pedagogia; O CENESP criado em 1973, constituiu-se no primeiro órgão educacional do Governo Federal, responsável pela definição da política de educação especial; A partir da década de 1970 e início de 1980, a ênfase das ações educacionais passa a ser orientada para a distribuição dos sujeitos com deficiência em espaços educacionais especializados; A centralidade na formação de professores da educação especial, em alguns momentos da história educacional brasileira, esteve focada na deficiência, corroborando para excluir do ensino regular muitos dos alunos PAEE; Várias medidas legais foram encaminhadas pelo governo federal em relação à formação de professores; A Resolução CNE/CEB nº. 02/2001 definiu quais os professores que irão trabalhar com alunos PAEE – os “capacitados” e os “especializados”; A formação de professores de educação especial, ofertada pelos cursos de Licenciatura em Educação Especial, estão presentes em todo o País, especialmente de forma privada, com predomínio da modalidade à distância e como uma formação aligeirada. E que as políticas educacionais estão em consonância com as necessidades de formação para o trabalhador requerido ao capital.