Inclusão de educandos com Transtorno do Espectro Autista no ensino regular

formação, percepção e atuação docente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2024.20.1.8794

Palabras clave:

Inclusão Escolar, Transtorno do Espectro Autista, Corpo docente, Ensino regular, Sala de Recursos Multifuncional

Resumen

Este artigo constitui-se como um recorte, da pesquisa realizada na dissertação de Mestrado, vinculado ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva. Cujo o objetivo do estudo é analisar como o corpo docente do ensino regular e sala de recurso multifuncional, percebem o processo inclusivo e a relevância de suas ações no ensino de educandos com Transtorno do Espectro Autista. A inclusão, deste público-alvo, representa uma realidade e um desafio significativo, especialmente para os professores. Pois, garantir somente o acesso e a permanência é lacunar. Se faz necessário fomentar as habilidades dos educandos, bem como, promover o desenvolvimento de maneira contextualizada e vinculada à sua evolução histórico-cultural, assegurando-lhes um atendimento pedagógico equitativo. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, desenvolvida por meio de estudos teóricos e pesquisa de campo. O estudo proporcionou um olhar especial, sobre um dos principais atores das práticas inclusivas: o professor. Como resultado, evidenciou-se que a inclusão de educandos dentro do espectro autista, não é responsabilidade exclusiva do corpo docente e sim da comunidade escolar como um todo, mas com certeza representa um grande desafio, sobre o fazer docente. Em suma, pensar e discutir estratégias inclusivas na educação básica, é fundamental, visto que o espaço escolar possibilita o desenvolvimento cultural científico e formas mais complexas de socialização do ser humano.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Wully Altieri de Souza Castelar, Universidade Estadual do Paraná

Wully Altieri de Souza Castelar atua na rede municipal de Educação Básica, na área de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, desde 2016. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva- PROFEI pela UNESPAR. Pesquisadora na área de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva. Participa como membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva - (GEPEEIN).

Dorcely Isabel Bellanda Garcia, Universidade Estadual do Paraná

Dorcely Isabel Bellanda Garcia é professora adjunta do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Paranavaí e Professora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu - Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI/UNESPAR/PV/UNESP. Coordenadora do Núcleo de Educação Especial Inclusiva - NESPI e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Inclusão/GEPEEIN. Tem experiência na área de Psicopedagogia, Psicologia Escolar/Educacional e Clínica. Atua como docente na área da Educação, Psicologia da Educação, nos seguintes temas: Fundamentos da Educação Especial, Educação Inclusiva, Atendimento Educacional Especializado, Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Desenvolve pesquisa na seguinte linha: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

Publicado

2024-09-03