Inclusão de educandos com Transtorno do Espectro Autista no ensino regular
formação, percepção e atuação docente
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2024.20.1.8794Palabras clave:
Inclusão Escolar, Transtorno do Espectro Autista, Corpo docente, Ensino regular, Sala de Recursos MultifuncionalResumen
Este artigo constitui-se como um recorte, da pesquisa realizada na dissertação de Mestrado, vinculado ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva. Cujo o objetivo do estudo é analisar como o corpo docente do ensino regular e sala de recurso multifuncional, percebem o processo inclusivo e a relevância de suas ações no ensino de educandos com Transtorno do Espectro Autista. A inclusão, deste público-alvo, representa uma realidade e um desafio significativo, especialmente para os professores. Pois, garantir somente o acesso e a permanência é lacunar. Se faz necessário fomentar as habilidades dos educandos, bem como, promover o desenvolvimento de maneira contextualizada e vinculada à sua evolução histórico-cultural, assegurando-lhes um atendimento pedagógico equitativo. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, desenvolvida por meio de estudos teóricos e pesquisa de campo. O estudo proporcionou um olhar especial, sobre um dos principais atores das práticas inclusivas: o professor. Como resultado, evidenciou-se que a inclusão de educandos dentro do espectro autista, não é responsabilidade exclusiva do corpo docente e sim da comunidade escolar como um todo, mas com certeza representa um grande desafio, sobre o fazer docente. Em suma, pensar e discutir estratégias inclusivas na educação básica, é fundamental, visto que o espaço escolar possibilita o desenvolvimento cultural científico e formas mais complexas de socialização do ser humano.
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