A influência da música no processo de socialização e aceitação das diferenças

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2024.20.1.8786

Palabras clave:

Música, Pessoa com Deficiência, Socialização, Inclusão Social

Resumen

O estudo visa identificar a influência da música no processo de socialização e aceitação das diferenças. Esta pesquisa consiste em uma revisão sistemática de literatura, com análise e discussão de dados sob abordagem qualitativa. Foram analisados 11 trabalhos com temática sobre música e socialização, publicados entre 2014 a 2023. A análise dos resultados e das considerações levou à construção de três categorias: a) Desenvolvimento de aptidões sociais, b) Promoção da autoestima e c) Inclusão Social. Evidencia-se que a música é um importante meio de socialização para todas as pessoas, seja ela com deficiência ou não, com síndrome, com transtorno espectro autista, ou qualquer outra condição que possa afetar a sua inclusão e interação social. Após a busca de publicações, verificou-se que a maioria dos estudos está voltada para a educação, não sendo encontrados dados relativos à música e socialização, fora do ambiente escolar. Todos os estudos evidenciaram que a música contribuiu com as interações sociais dos participantes, promovendo várias ações positivas como a melhora na comunicação, aumento da atenção e concentração, como também da autoconfiança, a autonomia e a motivação. A autoestima é fundamental no processo de socialização das pessoas principalmente em uma sociedade que ainda é discriminatória e capacitista, além de auxiliar na superação de obstáculos, pode desenvolver sentimentos de alegria e felicidade. As pessoas estigmatizadas têm os mesmos direitos que qualquer outra pessoa, exigem respeito e as mesmas oportunidades, ajudando a criar uma cultura de valorização das diferenças, além do sentimento de pertencimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rodrigo Renan Kich, Universidade Feevale

Graduado em Música pelo Instituto Superior de Educação Ivoti (2016).  Bolsista CAPES - Mestrando em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale/RS. Integrante do grupo de pesquisa em Design, com atuação no macroprojeto "Desenvolvimento de produtos e ações educativas para usuários de cadeira de rodas: um enfoque para ergonomia, saúde e qualidade de vida", da Universidade Feevale. Professor de Música no município de Nova Petrópolis/RS, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Pastor e Professor de Música da Orquestra Municipal de Linha Nova/RS. 

 

Michele Barth, Universidade Feevale

Doutora e Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social, graduada em Design pela Universidade Feevale. Pós-doutoranda em saúde e inclusão social e integrante do Grupo de Pesquisa em Design junto à usuários de cadeira de rodas, na Universidade Feevale, RS.

Jacinta Sidegum Renner, Universidade Feevale

Doutora em Engenharia de Produção (UFRGS), Especialista em Saúde e Trabalho (UFRGS/CEDOP) e graduada em Fisioterapia pela Universidade Feevale. Professora do Programa em Diversidade Cultural e Inclusão Social, na Universidade Feevale, RS

Publicado

2024-09-03