A influência da música no processo de socialização e aceitação das diferenças

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2024.20.1.8786

Keywords:

Music, Person with a disability, Socialization, Social inclusion

Abstract

O estudo visa identificar a influência da música no processo de socialização e aceitação das diferenças. Esta pesquisa consiste em uma revisão sistemática de literatura, com análise e discussão de dados sob abordagem qualitativa. Foram analisados 11 trabalhos com temática sobre música e socialização, publicados entre 2014 a 2023. A análise dos resultados e das considerações levou à construção de três categorias: a) Desenvolvimento de aptidões sociais, b) Promoção da autoestima e c) Inclusão Social. Evidencia-se que a música é um importante meio de socialização para todas as pessoas, seja ela com deficiência ou não, com síndrome, com transtorno espectro autista, ou qualquer outra condição que possa afetar a sua inclusão e interação social. Após a busca de publicações, verificou-se que a maioria dos estudos está voltada para a educação, não sendo encontrados dados relativos à música e socialização, fora do ambiente escolar. Todos os estudos evidenciaram que a música contribuiu com as interações sociais dos participantes, promovendo várias ações positivas como a melhora na comunicação, aumento da atenção e concentração, como também da autoconfiança, a autonomia e a motivação. A autoestima é fundamental no processo de socialização das pessoas principalmente em uma sociedade que ainda é discriminatória e capacitista, além de auxiliar na superação de obstáculos, pode desenvolver sentimentos de alegria e felicidade. As pessoas estigmatizadas têm os mesmos direitos que qualquer outra pessoa, exigem respeito e as mesmas oportunidades, ajudando a criar uma cultura de valorização das diferenças, além do sentimento de pertencimento.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rodrigo Renan Kich, Universidade Feevale

Graduado em Música pelo Instituto Superior de Educação Ivoti (2016).  Bolsista CAPES - Mestrando em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale/RS. Integrante do grupo de pesquisa em Design, com atuação no macroprojeto "Desenvolvimento de produtos e ações educativas para usuários de cadeira de rodas: um enfoque para ergonomia, saúde e qualidade de vida", da Universidade Feevale. Professor de Música no município de Nova Petrópolis/RS, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Pastor e Professor de Música da Orquestra Municipal de Linha Nova/RS. 

 

Michele Barth, Universidade Feevale

Doutora e Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social, graduada em Design pela Universidade Feevale. Pós-doutoranda em saúde e inclusão social e integrante do Grupo de Pesquisa em Design junto à usuários de cadeira de rodas, na Universidade Feevale, RS.

Jacinta Sidegum Renner, Universidade Feevale

Doutora em Engenharia de Produção (UFRGS), Especialista em Saúde e Trabalho (UFRGS/CEDOP) e graduada em Fisioterapia pela Universidade Feevale. Professora do Programa em Diversidade Cultural e Inclusão Social, na Universidade Feevale, RS

Published

2024-09-03