PROPOSTA DE ANÁLISE MUSICOTERAPÊUTICA DE CANÇÕES A PARTIR DOS CONCEITOS DE SIGNIFICADOS E SENTIDOS DE VYGOTSKY

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2022.17.2.8275

Palabras clave:

violência contra as mulheres, Musicoterapia, análise musical

Resumen

O objetivo deste estudo é apresentar uma proposta de análise musicoterapêutica de uma canção composta por um grupo de mulheres que sofreram violência, residentes de uma casa-abrigo. A fundamentação teórica principal foram os conceitos de significados e sentidos de Vygotsky e contribuições teóricas e metodológicas de Tatit e Sampaio. Metodologia: foram descritos os dados contextuais das participantes, a relação entre os significados e sentidos da melodia, letra e harmonia, a performance e arranjo da composição, e a interpretação a partir dos dados coletados. Por fim, concluiu-se que a proposta de análise proporciona ao musicoterapeuta material melhor para manejo dos elementos da canção dentro do processo musicoterapêutico.

 

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Biografía del autor/a

Hermes Soares Dos Santos, UFPR

Doutorando em Educação (PPGE-UFPR); Mestre em Música (EMAC-UFG); Bacharel em Musicoterapia (EMAC-UFG); Bacharel em Flauta Transversal (MÚSICA-UnB); Membro do Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano (GPEH-UFPR). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia (NEPIM). Professor Assistente do Bacharelado em Musicoterapia (UNESPAR). Lattes: http://lattes.cnpq.br/1619832393419485; ORCID: 0000-0001-6531-5562; email: hermes.santos@ufpr.br

Liliane Martins Furtado Oliveira Lehtonen Souza Martins Furtado Oliveira Lehtonen Souza, UFPR

Doutorando em Educação (PPGE-UFPR); Membro do Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano (GPEH-UFPR). Mestre em Educação (PPGE-UFPR); Bacharel em Musicoterapia (EMAC-UFG); Bacharel em Superior de Instrumento Piano pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná; Bacharel em Musicoterapia (UNESPAR); Especialista em Música Popular Brasileira (UNESPAR); Lattes:  http://lattes.cnpq.br/9270720295606021;  ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5285-9974; email: lilamfo@gmail.com

Lydio Roberto Silva, UFPR

Doutorando em Educação (PPGE-UFPR); Membro do Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano (GPEH-UFPR). Mestre em Engenharia da Produção (Mídia e Conhecimento – UFSC); Especialista em Educação Especial (PUCPR) e em Fundamentos Estéticos da Arte Educação (UNESPAR); Licenciado em Música e Bacharel em Musicoterapia (UNESPAR). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia (NEPIM). http://lattes.cnpq.br/9826437349331237; Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2750-6576; email: lydio.silva@unespar.edu.br

Gislaine Cristina Vagetti, UFPR

Doutora em Educação Física (UFPR); Mestrado com pesquisa em processo ensino-aprendizagem na educação física para idosos (UEM); Professora Associada da UNESPAR; Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação (PPGE-UFPR); Membro do Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano (GPEH-UFPR); Professora do Programa de Pós-Graduação em Música (PPG-Mus) na UNESPAR. Líder do Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano (GPEH) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Vice-líder do Centro de Pesquisa em Educação e Pedagogia do Esporte (CEPEPE) da UFPR. Membro do grupo de pesquisa em Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano (UFPR); Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia (NEPIM) da UNESPAR. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8495637038816664; Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0704-1297; email: gislainevagetti@hotmail.com

Publicado

2023-12-14