Ciranda, cirandinha: música, alfabetização e letramento nas escolas
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2025.22.9492Palavras-chave:
Música, Musicalização, Consciência Fonológica, AlfabetizaçãoResumo
A música é um recurso poderoso na Educação, especialmente na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Ela favorece o desenvolvimento de habilidades auditivas, cognitivas, motoras, além da sensibilidade e de aspectos emocionais. Este estudo teve como objetivos: conhecer como os professores trabalham a música na Educação Infantil e no Ensino Fundamental — Séries Iniciais, em escolas do litoral do Paraná; levantar a percepção dos docentes sobre a importância da música na alfabetização e no letramento; e conhecer as atividades pedagógicas envolvendo música mais adotadas nas escolas da região. A pesquisa classifica-se como descritiva exploratória, com análise qualitativa e quantitativa dos dados. Um questionário elaborado no Google Forms foi distribuído eletronicamente aos docentes. Participaram 50 professores voluntários, que firmaram o Termo de Livre Consentimento Esclarecido. Os resultados mostraram que a maioria deles trabalha com música, que o trabalho com música é feito, majoritariamente, pelo professor regente e que a música é utilizada com uma variedade de propósitos, tais como afetivo-emocional, aprimoramento da consciência fonológica, desenvolvimento de habilidades auditivas, cognitivas e outras funções mentais superiores. Os professores acreditam que a música auxilia nos processos de inclusão e com as dificuldades de aprendizagem, e a utilizam em várias atividades, como contação de história, rotinas escolares e para ensinar os conteúdos. Conclui-se que a música é uma importante ferramenta pedagógica, de acesso à cultura e fonte de ludicidade para ser utilizada nos períodos iniciais da escolarização.