Ciranda, cirandinha: música, alfabetização e letramento nas escolas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2025.22.9492

Palavras-chave:

Música, Musicalização, Consciência Fonológica, Alfabetização

Resumo

A música é um recurso poderoso na Educação, especialmente na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Ela favorece o desenvolvimento de habilidades auditivas, cognitivas, motoras, além da sensibilidade e de aspectos emocionais. Este estudo teve como objetivos: conhecer como os professores trabalham a música na Educação Infantil e no Ensino Fundamental — Séries Iniciais, em escolas do litoral do Paraná; levantar a percepção dos docentes sobre a importância da música na alfabetização e no letramento; e conhecer as atividades pedagógicas envolvendo música mais adotadas nas escolas da região. A pesquisa classifica-se como descritiva exploratória, com análise qualitativa e quantitativa dos dados. Um questionário elaborado no Google Forms foi distribuído eletronicamente aos docentes. Participaram 50 professores voluntários, que firmaram o Termo de Livre Consentimento Esclarecido. Os resultados mostraram que a maioria deles trabalha com música, que o trabalho com música é feito, majoritariamente, pelo professor regente e que a música é utilizada com uma variedade de propósitos, tais como afetivo-emocional, aprimoramento da consciência fonológica, desenvolvimento de habilidades auditivas, cognitivas e outras funções mentais superiores. Os professores acreditam que a música auxilia nos processos de inclusão e com as dificuldades de aprendizagem, e a utilizam em várias atividades, como contação de história, rotinas escolares e para ensinar os conteúdos. Conclui-se que a música é uma importante ferramenta pedagógica, de acesso à cultura e fonte de ludicidade para ser utilizada nos períodos iniciais da escolarização.

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Biografia do Autor

Ana Bandeira, Universidade Estadual do Paraná

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Pós-Graduação em Atendimento Educacional Especializado pela UniCesumar, Pós-Graduação em Educação Musical e Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade de Minas, Curso de Formação Musical pela Filarmônica Antoninense.

Pierangela Nota Simões, Universidade Estadual do Paraná

Graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Mestrado em Educação pela PUCPR, Doutorado em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Professora adjunta da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e professora do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI). E-mail: pierangela.simoes@unespar.edu.br

Denise Maria Vaz Romano França, Universidade Estadual do Paraná

Graduação em Pedagogia e em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Mestrado em Educação pela PUCPR, Doutorado e Pós-Doutorado em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Professora associada da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e professora do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI).

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Publicado

2025-03-27

Edição

Seção

Artigos