desarrollo musical como base para la interpretación de escalas evaluativas en la música

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2021.15.2.7972

Palabras clave:

Desenvolvimento musical, Avaliação musical, Escalas, Musicoterapia, Educação Musical

Resumen

O desenvolvimento musical, em geral, segue um padrão típico e observável e, em música, as escalas avaliativas auxiliam no apontamento do estado atual de desenvolvimento do aluno/paciente atendido, incluindo aí, o desenvolvimento musical. Neste sentido, o presente trabalho, do tipo Revisão Narrativa, teve como objetivo verificar as interfaces possíveis entre o desenvolvimento musical e a interpretação de escalas de avaliação em música. Para tanto, os autores condensaram os marcos do desenvolvimento musical informados pelos estudos de Kenney (2008), Parizzi (2009) e Monteiro (2011) e refletiram sobre a aplicabilidade do conhecimento de tais marcos aliados ao correto entendimento das escalas avaliativas em música.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ettore José Filippi Carlo, Clínica Neurosinc

Possui graduação em Musicoterapia pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (2020) e pós-graduação em neurociências pelo Centro de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein. Atualmente, como clínico é atuante na reabilitação e habilitação do paciente neurológico em clinicas multidisciplinares e clínica de musicoterapia. Também realiza supervisão clinica com musicoterapeutas de diversos estados do Brasil. Como professor e pesquisador, atua ministrando aulas e cursos sobre musicoterapia e neurociências e realiza pesquisas nas áreas de musicoterapia e reabilitação/habilitação do paciente neurológico, musica na evocação e geração de movimentos, música e sono e processamento musical.

Gleisson Oliveira, UERN

Educador Musical e Musicoterapeuta. Doutor, Mestre e Licenciado em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Musicoterapia pelo Instituto Fênix de Ensino e Pesquisa. Desenvolve pesquisas acerca das relações entre a música e o desenvolvimento humano, com ênfase nos efeitos da música em pessoas com autismo. Autor da Escala DEMUCA (Escala do Desenvolvimento Musical de Crianças com Autismo) e do PROEME (Protocolo Organizador da EducaçÃo Musical Especial).

Publicado

2023-11-10