BLACK WOMEN'S RELATIONSHIPS WITH SPECIALIZED EDUCATIONAL ASSISTANCE THROUGH THE EYES OF A SUPPORT TEACHER

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2024.21.2.8795

Keywords:

Basic Education, Black Feminist Pedagogy, Support teacher

Abstract

This article aims to identify, from the perspective of Black Feminist Pedagogy, the nuances and challenges present in my experiences as a History undergraduate student, Black woman, and support teacher for a visually impaired student in Basic Education, within the context of Special Education. I explore how the intersections of race, gender, and disability shape and influence my role in this complex educational setting. Using a (auto)biographical approach as a support teacher, I seek to deepen the understanding of the dynamics involved in this role, highlighting that its responsibilities are in a constant process of development and definition. I emphasize, therefore, the paramount importance of Black Feminist Pedagogy as an essential tool not only to guide practices within Special Education but also to enrich and inform other pedagogical approaches adopted in public schools. By promoting a more inclusive and sensitive education to the multiple identities and experiences of students, this pedagogical perspective significantly contributes to the construction of a fairer and more equitable society.

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Author Biographies

Adriellen Santos Aragão, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Cursando Licenciatura em História na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente é bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq vinculada ao projeto SER TÃO FORTE: Desenvolvimento Territorial Sustentável (CNPq/MDA/SPM-PR N 11/2014 - Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial - NEDET) com pesquisa intitulada "Por uma cultura histórica do poder popular: Núcleo CNMO Sisal".  Também é artista visual, com arte que reflete os cotidianos populares em ilustrações de cores vibrantes através do desenho digital e de técnicas em aquarela e guache. Em 2023 realizou uma oficina intitulada Aquarela de Si na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Tem feito contribuições em Feira de Santana por meio de intervenções artísticas, como no projeto Arte na Avenida em 2020, 2021 e 2023. Participou das exposições coletivas: Encruzilhadas do Sertão (Centro Universitário de Cultura e arte - CUCA, 2022); OcupAção (Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira - MAC Feira, 2022); Conexão (CUCA, 2023); Viva São João (MAC Feira, 2023); Infinito Particular: sensibilidades pretas (UEFS, 2023); Feira dos meus olhos dágua (MACFeira,2023).

Cristina de Araújo Ramos Reis, Instituto Federal da Bahia (IFBA)

Professora AEE/EBTT no Instituto Federal da Bahia. Pessoa Baixa Visão, possui graduação em Pedagogia com Habilitação em Magistério para Deficientes Mentais na UNIMEP (2001), Especialização em Educação inclusiva na IAESB (2009); Especialização em LIBRAS UNYAHNA (2010); Especialização em Educação Especial: Formação continuada de Prof. em AEE, UFC (2011). Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental - UTIC (2013). Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2018). Doutoranda no programa de doutorado em difusão do conhecimento (DMMDC) UFBA (2021). Atuou como professora visitante na Universidade do Estado da Bahia, campus XVII (2008 - 2012) e substituta no campus VIII (2014- 2018), nas áreas de Educação Especial: Língua Brasileira de Sinais e Educação Inclusiva. Autora dos livros "A Baixa Visão no meu caminho" (2015) e "Docência na Educação Superior: cego e baixa visão - múltiplos olhares" (2019). Membro do grupo de pesquisa REDPECT sob orientação da Prof Dra Maria Inês Correa e do grupo de pesquisa Educid sob a coordenação da prof Claudia Paranhos; e do grupo de pesquisa GA&A sob coordenação Sandra Rosa.

Maria Inês Corrêa Marques, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professora Titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Departamento de Educação II da Faculdade de Educação (FACED), professora permanente do Programa de Pós-graduação em Difusão do Conhecimento (PPGDC). Graduada em História pela Universidade Federal do Espírito Santo, Mestrado e Doutorado na Universidade Federal da Bahia, em ensino de História e História da Educação Superior, respectivamente. Realizou dois estágios de pós doutoramento o primeiro pela Universidade de Valladolid, Espanha, tratando a internacionalização da educação superior europeia. O segundo, pela Universidade do Estado da Bahia, no campo da pesquisa (auto) biográfica, memória e história, ao fim do qual produziu tese para progressão para a classe de titular. Desenvolve projeto de formação pedagógica de professores de História pela pesquisa-formação, em escolas públicas estaduais de Salvador, e de Educação em Direitos Humanos. Orienta e leciona temáticas ligadas ao ensino de História, à difusão e gestão do conhecimento, metodologia da pesquisa, análise sociocognitiva, criatividade, metodologia projetual transdisciplinar de ensino e pesquisa. É pesquisadora, líder do Grupo de Pesquisa em Conhecimento e Tecnologias - REDPECT; que reúne egressos e orientandos com pesquisas em difusão do conhecimento, educação, economia criativa, economia solidária, territórios de desenvolvimento socioeconômico. Assessora a Faculdade de Educação para Assuntos Internacionais e para Assuntos de Direitos Humanos. Criou e coordena os projetos DMMDC UFBA Capes Print.

Published

2024-09-05