A Prática docente e aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação básica: uma revisão literária
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2024.20.1.8339Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista, Prática Docente, Inclusão, AprendizagemResumo
O propósito deste artigo é promover uma análise aprofundada da prática de ensino e da aprendizagem de crianças que enfrentam o desafio do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) na educação básica. A abordagem adotada neste estudo se baseia em uma pesquisa exaustiva e revisão crítica da literatura existente, envolvendo obras e autores que discutem e exploram essa temática de grande relevância. Os resultados desta investigação evidenciam que os educadores desempenham um papel fundamental no processo de aprendizado dos alunos com TEA. Além disso, aplicam práticas pedagógicas que se mostram essenciais para o desenvolvimento das habilidades, competências e conhecimentos necessários para o progresso educacional desses alunos. Os resultados obtidos também ressaltam que, assim como seus colegas de classe, os alunos com TEA têm modos e ritmos de aprendizagem distintos. A educação inclusiva deve ser pautada na compreensão das diferenças individuais e na adaptação das estratégias pedagógicas para atender a essas necessidades específicas. A pesquisa confirma que a prática docente desempenha um papel insubstituível no processo de aprendizado de alunos com TEA. Ela é a chave para o sucesso na inclusão escolar e no desenvolvimento educacional desses estudantes.
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