A contribuição da música no desenvolvimento da interação social de sujeitos com transtorno do espectro autista
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2023.18.1.8598Palavras-chave:
TEA, Interação social, Metodologia musical de Orff, Educação InclusivaResumo
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa-intervenção, de caráter qualitativo, que buscou identificar em que medida a metodologia musical de Carl Orff pode contribuir para a interação social, conforme preconizado por Vygotsky, no caso de sujeitos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), visto que a dificuldade de interagir socialmente está entre as principais características presentes nesse espectro. Para a coleta de dados, foram utilizados os registros feitos pelo pesquisador no diário de bordo, além de fotos e gravações de vídeo dos encontros. Os dados foram examinados a partir da Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram que a metodologia musical desenvolvida por Carl Orff auxilia no desenvolvimento da interação social de sujeitos com TEA. Tal conclusão teve como base a constatação de que o conceito de música elementar elaborado pelo autor, considerando a observação, a imitação e a apropriação, possibilita distintas experiências e formas de aprendizagem aos sujeitos com esse espectro e, consequentemente, favorece a interação social em grupo.
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