A contribuição da música no desenvolvimento da interação social de sujeitos com transtorno do espectro autista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2023.18.1.8598

Palavras-chave:

TEA, Interação social, Metodologia musical de Orff, Educação Inclusiva

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa-intervenção, de caráter qualitativo, que buscou identificar em que medida a metodologia musical de Carl Orff pode contribuir para a interação social, conforme preconizado por Vygotsky, no caso de sujeitos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), visto que a dificuldade de interagir socialmente está entre as principais características presentes nesse espectro. Para a coleta de dados, foram utilizados os registros feitos pelo pesquisador no diário de bordo, além de fotos e gravações de vídeo dos encontros. Os dados foram examinados a partir da Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram que a metodologia musical desenvolvida por Carl Orff auxilia no desenvolvimento da interação social de sujeitos com TEA. Tal conclusão teve como base a constatação de que o conceito de música elementar elaborado pelo autor, considerando a observação, a imitação e a apropriação, possibilita distintas experiências e formas de aprendizagem aos sujeitos com esse espectro e, consequentemente, favorece a interação social em grupo.

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Biografia do Autor

Álvaro Nery Ferri, Associação de Pais e Amigos dos Autistas

Licenciado em Música pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduado em Administração pela Universidade Anhanguera no Instituto de Educação (ISCEC) polo Erechim-RS. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF). Professor de Música no Colégio Logosófico da cidade de Chapecó - SC e professor de Musicalização e Piano Clássico/Popular na Escola de Artes de Chapecó da Fundação Cultural de Chapecó - SC.

Luiz Marcelo Darroz, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Educação em Ciências (UFRGS); Mestre em Ensino de Física (UFRGS); Licenciatura em Matemática (UPF); Licenciatura em Física (UFSM); Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação; Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática; Professor do Curso de Física-L; Universidade de Passo Fundo, RS.

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutorado na Universidad de Burgos – Espanha; Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação; Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática; Professora do Curso de Física-L; Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS.

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Publicado

2024-08-20