Alfabetização e letramento de alunos com Transtorno do Espectro Autista sob a ótica das dissertações e teses brasileiras
contribuições à formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2024.20.1.9440Palavras-chave:
Alfabetização Autista, Letramento Autista, Transtorno do Espectro Autista, Formação de professores, Prática pedagógica.Resumo
Considerando a realidade da educação brasileira, que está em processo de construção de ações inclusivas, este estudo analisa o estado do conhecimento sobre a alfabetização e letramento de alunos com Transtorno do Espectro Autista e a formação docente. Buscou-se por estudos produzidos no período de 2014 a 2021, divulgados no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Vinte pesquisas foram categorizadas e analisadas de forma quantitativa e qualitativa, com aporte da Análise de Conteúdo. Os resultados demonstram: os desafios da inclusão educacional; a urgência de formação inicial e continuada para docentes; a insegurança e o desconhecimento dos professores acerca do Transtorno do Espectro Autista; a redução da alfabetização à decodificação e à consciência fonológica; o recuo do letramento; o uso promissor de jogos digitais adaptados, do lúdico e de histórias; bem como confirmam a relevância das pesquisas articuladas à formação de professores.
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