Alfabetización y Letramento de estudiantes con Trastorno del Espectro Autista en la perspectiva de disertaciones y tesis brasileñas: contribuciones para la formación de profesores
contribuciones para la formación de profesores
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2024.20.1.9440Palabras clave:
Alfabetização Autista, Letramento Autista, Transtorno do Espectro Autista, Formação de professores, Prática pedagógica.Resumen
Considerando a realidade da educação brasileira, que está em processo de construção de ações inclusivas, este estudo analisa o estado do conhecimento sobre a alfabetização e letramento de alunos com Transtorno do Espectro Autista e a formação docente. Buscou-se por estudos produzidos no período de 2014 a 2021, divulgados no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Vinte pesquisas foram categorizadas e analisadas de forma quantitativa e qualitativa, com aporte da Análise de Conteúdo. Os resultados demonstram: os desafios da inclusão educacional; a urgência de formação inicial e continuada para docentes; a insegurança e o desconhecimento dos professores acerca do Transtorno do Espectro Autista; a redução da alfabetização à decodificação e à consciência fonológica; o recuo do letramento; o uso promissor de jogos digitais adaptados, do lúdico e de histórias; bem como confirmam a relevância das pesquisas articuladas à formação de professores.