A tecnologia assistiva e o desenho universal para aprendizagem como apoio à prática pedagógica inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2024.21.2.8798Palavras-chave:
Tecnologia Assistiva, Educação Inclusiva, Desenho Universal da Aprendizagem, Práticas PedagógicasResumo
Este estudo tem como objetivo investigar a Tecnologia Assistiva (TA) e o Desenho Universal da Aprendizagem (DUA) para apoiar a prática pedagógica. A análise envolve os princípios do DUA, que busca criar ambientes de ensino flexíveis e adaptáveis, em conexão com a TA que pode ser incorporada de forma sinérgica para atender às necessidades individuais dos estudantes. A justificativa para a abordagem desse tema está respaldada pela necessidade de apoiar professores na utilização de práticas inclusivas e, assim, de criar ambientes educacionais que sejam igualmente eficazes para todos os estudantes, independentemente de suas diferenças individuais. Para atingir os objetivos propostos, o estudo caracteriza-se por meio de pesquisa bibliográfica, onde realizou-se um levantamento no portal de periódicos da CAPES e no Google Acadêmico, a fim de buscar na literatura pertinentes autores que discutem sobre TA e o DUA no contexto do apoio a prática pedagógica inclusiva.