A tecnologia assistiva e o desenho universal para aprendizagem como apoio à prática pedagógica inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2024.21.2.8798

Palavras-chave:

Tecnologia Assistiva, Educação Inclusiva, Desenho Universal da Aprendizagem, Práticas Pedagógicas

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar a Tecnologia Assistiva (TA) e o Desenho Universal da Aprendizagem (DUA) para apoiar a prática pedagógica. A análise envolve os princípios do DUA, que busca criar ambientes de ensino flexíveis e adaptáveis, em conexão com a TA que pode ser incorporada de forma sinérgica para atender às necessidades individuais dos estudantes. A justificativa para a abordagem desse tema está respaldada pela necessidade de apoiar professores na utilização de práticas inclusivas e, assim, de criar ambientes educacionais que sejam igualmente eficazes para todos os estudantes, independentemente de suas diferenças individuais. Para atingir os objetivos propostos, o estudo caracteriza-se por meio de pesquisa bibliográfica, onde realizou-se um levantamento no portal de periódicos da CAPES e no Google Acadêmico, a fim de buscar na literatura pertinentes autores que discutem sobre TA e o DUA no contexto do apoio a prática pedagógica inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keli Casagrande, Unespar

Pedagoga. Mestranda do PROFEI - Mestrado em Educação Inclusiva pela Unespar. Professora de Sala de Recursos de Aprendizagem na modalidade da Educação especial da Prefeitura Municipal de Curitiba (PR). E-mail: kelicasagrande@hotmail.com. CV: http://lattes.cnpq.br/5337435731425536 ORCID: https://orcid.org/0009-0004-9898-8842

Leocilea Aparecida Vieira, Unespar

 Doutora em Educação: Currículo pela PUC/SP. Professora do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – campus de Paranaguá e do PROFEI -  Mestrado Profissional em Educação Inclusiva. E--mail: leocilea.vieira@unespar.edu.br. CV: https://lattes.cnpq.br/0063909006157307. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3879-4518

Vera Elis Mendes, Unespar

Pedagoga. Mestranda do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI) pela Unespar.
Professora do ensino Fundamental da Prefeitura de Paranaguá (PR). E-mail: v.elis@hotmail.com .
Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/6343931444184442. https://orcid.org/0009-0008-7729-7451

 

 

Downloads

Publicado

2024-09-10