A tecnologia assistiva e o desenho universal para aprendizagem como apoio à prática pedagógica inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2024.21.2.8798Palabras clave:
Tecnologia Assistiva, Educação Inclusiva, Desenho Universal da Aprendizagem, Práticas PedagógicasResumen
Este estudo tem como objetivo investigar a Tecnologia Assistiva (TA) e o Desenho Universal da Aprendizagem (DUA) para apoiar a prática pedagógica. A análise envolve os princípios do DUA, que busca criar ambientes de ensino flexíveis e adaptáveis, em conexão com a TA que pode ser incorporada de forma sinérgica para atender às necessidades individuais dos estudantes. A justificativa para a abordagem desse tema está respaldada pela necessidade de apoiar professores na utilização de práticas inclusivas e, assim, de criar ambientes educacionais que sejam igualmente eficazes para todos os estudantes, independentemente de suas diferenças individuais. Para atingir os objetivos propostos, o estudo caracteriza-se por meio de pesquisa bibliográfica, onde realizou-se um levantamento no portal de periódicos da CAPES e no Google Acadêmico, a fim de buscar na literatura pertinentes autores que discutem sobre TA e o DUA no contexto do apoio a prática pedagógica inclusiva.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 InCantare

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista InCantare adota acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a Revista InCantare no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares/postprint) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Os artigos publicados por esta Revista são de livre uso para compartilhar. É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram realizadas.
A Revista InCantare não cobra qualquer tipo de taxa para submissão e/ou publicação de artigos.




