A influência da música no processo de socialização e aceitação das diferenças
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2024.20.1.8786Palavras-chave:
Música, Pessoa com Deficiência, Socialização, Inclusão SocialResumo
O estudo visa identificar a influência da música no processo de socialização e aceitação das diferenças. Esta pesquisa consiste em uma revisão sistemática de literatura, com análise e discussão de dados sob abordagem qualitativa. Foram analisados 11 trabalhos com temática sobre música e socialização, publicados entre 2014 a 2023. A análise dos resultados e das considerações levou à construção de três categorias: a) Desenvolvimento de aptidões sociais, b) Promoção da autoestima e c) Inclusão Social. Evidencia-se que a música é um importante meio de socialização para todas as pessoas, seja ela com deficiência ou não, com síndrome, com transtorno espectro autista, ou qualquer outra condição que possa afetar a sua inclusão e interação social. Após a busca de publicações, verificou-se que a maioria dos estudos está voltada para a educação, não sendo encontrados dados relativos à música e socialização, fora do ambiente escolar. Todos os estudos evidenciaram que a música contribuiu com as interações sociais dos participantes, promovendo várias ações positivas como a melhora na comunicação, aumento da atenção e concentração, como também da autoconfiança, a autonomia e a motivação. A autoestima é fundamental no processo de socialização das pessoas principalmente em uma sociedade que ainda é discriminatória e capacitista, além de auxiliar na superação de obstáculos, pode desenvolver sentimentos de alegria e felicidade. As pessoas estigmatizadas têm os mesmos direitos que qualquer outra pessoa, exigem respeito e as mesmas oportunidades, ajudando a criar uma cultura de valorização das diferenças, além do sentimento de pertencimento.
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