Capacitismo, eugenia e educação superior
como entender essa relação?
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2024.21.2.8607Palabras clave:
Educação Especial, Educação Superior, Eugenia, CapacitismoResumen
A educação é um direito humano fundamental e assegurado no marco regulatório brasileiro. Porém, quando nos debruçamos nos estudos sobre a educação especial numa perspectiva inclusiva, percebe-se que, para o público-alvo da educação especial, o acesso, a permanência, a participação e aprendizagem, parece estar longe de alcançar o que propõe as diretrizes nacionais e declarações internacionais que discorrem sobre a temática. Neste sentido, objetivamos, através deste artigo, discutir capacitismo e eugenia e suas possíveis implicações na educação superior brasileira, tomando como base as vozes das próprias pessoas com deficiência, a partir de um recorte das falas presentes em publicações contidas em periódico de alto impacto que discute os estudos sobre a deficiência. Após uma cuidadosa análise dos discursos contidos nos artigos identificados, concluímos com o presente estudo, que o capacitismo e a eugenia guardam uma relação direta, corroborando numa série de entraves nos mais variados ambientes da sociedade, inclusive acadêmicos.
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