CAPACITISM, EUGENICS AND HIGHER EDUCATION: HOW TO UNDERSTAND THIS RELATIONSHIP?

como entender essa relação?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2024.21.2.8607

Keywords:

Special education, Higher education, Eugenics, Capacitism

Abstract

Education is a fundamental human right guaranteed in the Brazilian regulatory framework. However, when we look at studies on special education from an inclusive perspective, we realize that, for the target audience of special education, access, permanence, participation and learning seem to be far from achieving what is proposed in national guidelines and international declarations on the subject. With this in mind, the aim of this article is to discuss ableism and eugenics and their possible implications for Brazilian higher education, based on the voices of people with disabilities themselves, from a selection of speeches in publications in a high-impact journal that discusses disability studies. After a careful analysis of the discourses contained in the articles identified, we concluded with this study that ableism and eugenics have a direct relationship, corroborating in a series of obstacles in the most varied environments of society, including academia.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Andreza Vidal Bezerra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) na linha Educação e Inclusão em Contextos Educacionais. Licenciada em Pedagogia com aprofundamento em Educação Especial pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Seu interesse de pesquisa centra-se nas Políticas Educacionais de inclusão e acessibilidade para as estudantes com deficiência no ensino superior. Possui publicações em livros, revistas e eventos científicos relacionados aos temas: Capacitismo, Estudos Feministas e interseccionais da deficiência. Além disso, desenvolve ações que contemplam a inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior.

Jenipher Alyssa de Lima Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciada em Letras Libras/Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UFRN). Vice-diretora do Grupo de Estudos e Educação em Libras da Associação de Surdos de Natal (ASNAT). As principais áreas de pesquisa são: Libras; Língua Portuguesa como L2; Educação Bilíngue de Surdos; Formação de professores no contexto da educação bilíngue.

Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Realizou estudos de Pós-Doutorado na Universidade do Estado do Pará (UEPA) no contexto do PROCAD- Amazônia. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará e Mestra em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é Professora Associada III da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no Centro de Educação. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, ambos da UFRN.

Flavia Roldan Viana, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Fonoaudióloga (UNIFOR), Pedagoga (Universidade Estácio de Sá), Licenciada em Biologia (UECE), Especialista em Libras (UNIASSELVI), Especialista em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN). Mestre em Educação (UECE), Doutora em Educação Brasileira (Universidade Federal do Ceará - UFC) e Estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) (UECE). É Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vinculado ao Departamento de Práticas Educacionais e Currículo do Centro de Educação, atuante nas licenciaturas de Pedagogia e Letras/Libras, na área de conhecimento Didática e prática de ensino em Libras e Língua portuguesa como L2 para surdos, e nos Programas de Pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEsp/UFRN), em que é coordenadora; no Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE) (IMD/UFRN) e no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) (CE/UFRN). Participa do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Informática na Educação (GIIfE) da UFRN, fazendo parte do Projeto Objetos de Aprendizagem para Matemática (OBAMA - obama.imd.ufrn.br) no qual lidera o GT OBAMA Care (Componente de Acessibilidade e Responsividade). Membro da Membro da Comissão especial do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Associada na Sociedade Brasileira de Computação (SBC). É membro do Conselho Científico da Revista Extensão Sociedade. É membro do Conselho Científico da Revista do Possidônio: periódico eletrônico do Campus Professor Possidônio Queiroz da Universidade Estadual do Piauí na cidade de Oeiras. Suas principais áreas de pesquisa e atuação são: Práticas pedagógicas inclusivas inovadoras; Formação docente no contexto da educação especial; Educação de surdos; e Acessibilidade comunicacional.

Published

2024-09-05