Inclusão de educandos com Transtorno do Espectro Autista no ensino regular

formação, percepção e atuação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2024.20.1.8794

Palavras-chave:

Inclusão Escolar, Transtorno do Espectro Autista, Corpo docente, Ensino regular, Sala de Recursos Multifuncional

Resumo

Este artigo constitui-se como um recorte, da pesquisa realizada na dissertação de Mestrado, vinculado ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva. Cujo o objetivo do estudo é analisar como o corpo docente do ensino regular e sala de recurso multifuncional, percebem o processo inclusivo e a relevância de suas ações no ensino de educandos com Transtorno do Espectro Autista. A inclusão, deste público-alvo, representa uma realidade e um desafio significativo, especialmente para os professores. Pois, garantir somente o acesso e a permanência é lacunar. Se faz necessário fomentar as habilidades dos educandos, bem como, promover o desenvolvimento de maneira contextualizada e vinculada à sua evolução histórico-cultural, assegurando-lhes um atendimento pedagógico equitativo. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, desenvolvida por meio de estudos teóricos e pesquisa de campo. O estudo proporcionou um olhar especial, sobre um dos principais atores das práticas inclusivas: o professor. Como resultado, evidenciou-se que a inclusão de educandos dentro do espectro autista, não é responsabilidade exclusiva do corpo docente e sim da comunidade escolar como um todo, mas com certeza representa um grande desafio, sobre o fazer docente. Em suma, pensar e discutir estratégias inclusivas na educação básica, é fundamental, visto que o espaço escolar possibilita o desenvolvimento cultural científico e formas mais complexas de socialização do ser humano.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wully Altieri de Souza Castelar, Universidade Estadual do Paraná

Wully Altieri de Souza Castelar atua na rede municipal de Educação Básica, na área de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, desde 2016. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva- PROFEI pela UNESPAR. Pesquisadora na área de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva. Participa como membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva - (GEPEEIN).

Dorcely Isabel Bellanda Garcia, Universidade Estadual do Paraná

Dorcely Isabel Bellanda Garcia é professora adjunta do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Paranavaí e Professora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu - Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI/UNESPAR/PV/UNESP. Coordenadora do Núcleo de Educação Especial Inclusiva - NESPI e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Inclusão/GEPEEIN. Tem experiência na área de Psicopedagogia, Psicologia Escolar/Educacional e Clínica. Atua como docente na área da Educação, Psicologia da Educação, nos seguintes temas: Fundamentos da Educação Especial, Educação Inclusiva, Atendimento Educacional Especializado, Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Desenvolve pesquisa na seguinte linha: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

Downloads

Publicado

2024-09-03