Inclusão de educandos com Transtorno do Espectro Autista no ensino regular
formação, percepção e atuação docente
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2024.20.1.8794Palavras-chave:
Inclusão Escolar, Transtorno do Espectro Autista, Corpo docente, Ensino regular, Sala de Recursos MultifuncionalResumo
Este artigo constitui-se como um recorte, da pesquisa realizada na dissertação de Mestrado, vinculado ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva. Cujo o objetivo do estudo é analisar como o corpo docente do ensino regular e sala de recurso multifuncional, percebem o processo inclusivo e a relevância de suas ações no ensino de educandos com Transtorno do Espectro Autista. A inclusão, deste público-alvo, representa uma realidade e um desafio significativo, especialmente para os professores. Pois, garantir somente o acesso e a permanência é lacunar. Se faz necessário fomentar as habilidades dos educandos, bem como, promover o desenvolvimento de maneira contextualizada e vinculada à sua evolução histórico-cultural, assegurando-lhes um atendimento pedagógico equitativo. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, desenvolvida por meio de estudos teóricos e pesquisa de campo. O estudo proporcionou um olhar especial, sobre um dos principais atores das práticas inclusivas: o professor. Como resultado, evidenciou-se que a inclusão de educandos dentro do espectro autista, não é responsabilidade exclusiva do corpo docente e sim da comunidade escolar como um todo, mas com certeza representa um grande desafio, sobre o fazer docente. Em suma, pensar e discutir estratégias inclusivas na educação básica, é fundamental, visto que o espaço escolar possibilita o desenvolvimento cultural científico e formas mais complexas de socialização do ser humano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Wully Altieri de Souza Castelar, Dorcely Isabel Bellanda Garcia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista InCantare adota acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a Revista InCantare no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares/postprint) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Os artigos publicados por esta Revista são de livre uso para compartilhar. É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram realizadas.
A Revista InCantare não cobra qualquer tipo de taxa para submissão e/ou publicação de artigos.