O curso de música no ensino superior

a inclusão das pessoas surdas a partir das grades curriculares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2023.18.1.8392

Palavras-chave:

Licenciatura em Música, Inclusão Social, Surdez

Resumo

A inclusão e o ensino de música junto a pessoas surdas são temas que vêm sendo debatidos e têm ganhado cada vez mais espaço nas universidades brasileiras. Contudo, ainda há limitações na organização de projetos políticos e de educação pública que tencionam dar visibilidade a essa parcela da população e possibilitar as condições necessárias a uma formação efetiva. Este artigo, de caráter qualitativo exploratório, aborda a disponibilidade de ferramentas e a presença de disciplinas voltadas à inclusão e o ensino de música junto a pessoas surdas em nível superior. Para isso, foi realizada uma pesquisa documental, fazendo um levantamento da grade curricular de cursos de licenciatura em música das universidades públicas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e uma busca acerca de alguns recursos voltados para o processo de ensino-aprendizagem de música para pessoas surdas. Como resultado, foram encontrados glossários em LIBRAS desenvolvidos para o ensino de música, softwares que transformam estímulos sonoros em estímulos visuais e dispositivos que ampliam as sensações vibratórias do som absorvidas pelo corpo. Todavia, constatou-se também uma disparidade no ensino da LIBRAS e na oferta de disciplinas que envolvam o tema inclusão entre os cursos de licenciatura em música, o que vem a impactar na formação dos futuros professores, pondo em questão o desenvolvimento e o acesso a um ensino de música realmente inclusivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Aparecido Vicente, UNESPAR - Campus de Curitiba II

Professor Adjunto do bacharelado em Musicoterapia da UNESPAR - Campus de Curitiba II. É bacharel em Música Popular (2010) e doutor em Música pela UNICAMP (2014).

Laís Dametto Pinguello, UNESPAR - Campus de Curitiba II

Atualmente cursando Bacharelado em Musicoterapia pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR Campus Curitiba II. Formada no Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC Campus Chapecó (2019).

Downloads

Publicado

2024-08-20