O curso de música no ensino superior
a inclusão das pessoas surdas a partir das grades curriculares
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2023.18.1.8392Palavras-chave:
Licenciatura em Música, Inclusão Social, SurdezResumo
A inclusão e o ensino de música junto a pessoas surdas são temas que vêm sendo debatidos e têm ganhado cada vez mais espaço nas universidades brasileiras. Contudo, ainda há limitações na organização de projetos políticos e de educação pública que tencionam dar visibilidade a essa parcela da população e possibilitar as condições necessárias a uma formação efetiva. Este artigo, de caráter qualitativo exploratório, aborda a disponibilidade de ferramentas e a presença de disciplinas voltadas à inclusão e o ensino de música junto a pessoas surdas em nível superior. Para isso, foi realizada uma pesquisa documental, fazendo um levantamento da grade curricular de cursos de licenciatura em música das universidades públicas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e uma busca acerca de alguns recursos voltados para o processo de ensino-aprendizagem de música para pessoas surdas. Como resultado, foram encontrados glossários em LIBRAS desenvolvidos para o ensino de música, softwares que transformam estímulos sonoros em estímulos visuais e dispositivos que ampliam as sensações vibratórias do som absorvidas pelo corpo. Todavia, constatou-se também uma disparidade no ensino da LIBRAS e na oferta de disciplinas que envolvam o tema inclusão entre os cursos de licenciatura em música, o que vem a impactar na formação dos futuros professores, pondo em questão o desenvolvimento e o acesso a um ensino de música realmente inclusivo.
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