Influências das linguagens artísticas ligadas à música na promoção do bem-estar de pessoas idosas: Uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2025.22.10515

Palavras-chave:

Pessoa idosa, Linguagem artística, Bem-estar

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de uma revisão integrativa referente à influência das linguagens artísticas ligadas à música na promoção do bem-estar de pessoas idosas. A busca foi realizada nas bases de dados SciELO, BVS, Redalyc, ERIC, BDTD e Portal de Periódicos CAPES, com os descritores:  idoso, linguagens artísticas, arte e bem-estar, com seus correspondentes em inglês e espanhol, utilizando os operadores booleanos AND e OR. Abrangeu-se o período de 2010 a 2023, sendo encontrado um total de 5.552 títulos. Foram descartados os que não mencionaram o contato com a música. Também foram excluídos os que não estavam disponíveis gratuitamente ou que estavam duplicados. Restaram 20 estudos selecionados. Observou-se que a música promove um bem-estar global na pessoa idosa, abrangendo aspectos cognitivos, físicos e emocionais, além de satisfação pessoal por meio do autodesenvolvimento e de interações sociais significativas. Conclui-se que o envolvimento psicossocial e o crescimento pessoal e artístico proporcionados pela música contribuem para uma melhor qualidade de vida nesta população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Allison, T. A.; Nápoles, A. M., Johnson, J. K., Stewart, A. L., Rodríguez-Salazar, M., Peringer, J., Sherman, S., Ortez-Alfaro, J., Villero, O., & Portacolone, E. (2020). Multi-cultural perspectives on group singing among diverse older adults. Geriatric Nursing, 41(6), 1006–1012. https://doi.org/10.1016/j.gerinurse.2020.07.011

Bone, J. K., Fancourt, D., Fluharty, M. E., Paul, E., Sonke, J. K., & Bu, F. (2023). Associations between participation in community arts groups and aspects of wellbeing in older adults in the United States: A propensity score matching analysis. Aging and Mental Health, 27(6), 1163–1172. https://doi.org/10.1080/13607863.2022.2068129

Chen, X., Huang, F., & Wang, Y. (2021). The integration and development of piano art and media education and its influence on the long-term care and happiness of the elderly people. Frontiers in Psychology, 12, 593835. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.593835

Corrêa, M. M. M. A. (2021). A participação dos idosos nos desfiles carnavalescos e o pertencimento à comunidade do samba: Aspectos educativos e os benefícios para o bem-estar na velhice [Tese de doutorado, Universidade Estadual de Campinas]. https://unicamp.br/unicamp/teses/2022/01/26/participacao-dos-idosos-nos-desfiles-carnavalescos-e-o-pertencimento-comunidade-do/

Creech, A., Hallam, S., McQueen, H., & Varvarigou, M. (2013). The power of music in the lives of older adults. Research Studies in Music Education, 35(1), 87–102. https://doi.org/10.1177/1321103X13478862

Davies, C. R., Budgeon, C. A., Murray, K., Hunter, M., & Knuiman, M. (2023). The art of aging well: A study of the relationship between recreational arts engagement, general health and mental wellbeing in a cohort of Australian older adults. Frontiers in Public Health, 11, 1288760. https://doi.org/10.3389/fpubh.2023.1288760

Eater, B., & Baldwin, M. (2014). Singing for successful ageing: The perceived benefits of participating in the golden oldies community-arts programme. British Journal of Social Work, 44(1), 81–99. https://doi.org/10.1093/bjsw/bcs095

Fioranelli, M., Roccia, M. G., & Garo, M. L. (2023). The role of arts engagement in reducing cognitive decline and improving quality of life in healthy older people: A systematic review. Frontiers in Psychology, 1232357. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2023.1232357

Galassi, F., Merizzi, A., D’Amen, B., & Santini, S. (2022). Creativity and art therapies to promote healthy aging: A scoping review. Frontiers in Psychology, 906191. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.906191

Gleizer, S. S., & Rábanos, N. L. (2017). Influencias del aprendizaje musical en el bienestar de un grupo de personas mayores de 65 años. Acta de Investigación Psicológica, 7, 2727–2734. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2007471917300340

Groot, B., Kock, L. De, Liu Y., Dedding, C., Schrijver, J., Teunissen, T., Hartingsveldt, M. Van, Menderink, J., Lengams, Y., Lindenberg J., & Abma, T. (2021). The value of active arts engagement on health and well-being of older adults: A nation-wide participatory study. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(15), 8222. https://doi.org/10.3390/ijerph18158222

Hills, F., Buck, R., & Weber, B. (2022). Re-imagining ‘how’ community dance affects the health and wellbeing of older adults. Dance Articulated, 8(1), 27–43. https://doi.org/10.5324/DA.V8I1.5004

Ho, A. H. Y., Ma, S. H. X., Ho, M. H. R., Pang, J. S. M., Ortega, E., & Bajpai, R. (2019). Arts for ageing well: A propensity score matching analysis of the effects of arts engagements on holistic well-being among older Asian adults above 50 years of age. BMJ Open, 9(11), e029555. https://doi.org/10.1136/bmjopen-2019-029555

Johnson, J. K., Louhivuori, J., & Siljander, E. (2017). Comparison of well-being of older adult choir singers and the general population in Finland: A case-control study. Musicae Scientiae, 21(2), 178–194. https://doi.org/10.1177/1029864916644486

Lei n.º 14.423, de 22 de julho de 2022. (2022, 22 de julho). Estabelece as diretrizes do Estatuto da Pessoa Idosa. Presidência da República. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2022/Lei/L14423.htm#art2

Lopes, R. F. (2023). As emoções e suas implicações na qualidade de vida de estudantes de uma Universidade Aberta da Pessoa Idosa [Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Paraná]. https://acervodigital.ufpr.br/xmlui/handle/1884/94156?show=full

Mattos, D. N. C., Sá, S. P. C., & Câmara, V. D. (2010). Office of coral: Contributions to the auto care of aged. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online, 2(1), 614–624. https://www.redalyc.org/pdf/5057/505750817021.pdf

Oliveira Araújo, W. C. (2020). Recuperação da informação em saúde: Construção, modelos e estratégias. ConCI: Convergências em Ciência da Informação, 3(2), 100–134. https://doi.org/10.33467/conci.v3i2.13447

Organização das Nações Unidas (2023). Relatório Social Mundial 2023: População idosa e desenvolvimento. https://www.un.org/

Page, M. J., McKenzie, J. E., Bossuyt, P. M., Boutron, I., Hoffmann, T. C., Mulrow, C. D., et al. (2021). The PRISMA 2020 statement: An updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ, 372, n71. https://doi.org/10.1136/bmj.n71

Paolantonio, P., Cavalli, S., Biasutti, M., Pedrazzani, C., & Williamon, A. (2020). Art for Ages: The effects of group music making on the wellbeing of nursing home residents. Frontiers in Psychology, 11, 575161. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.575161

Paula, A. C., Oliveira, V., & Vagetti, G. C. (2024). Educação, cognição, canto coral e pessoa idosa. Atena.

Pentikäinen, E., Pitkäniemi, A., Siponkoski, S.-T., Jansson, M., Louhivuori, J., Johnson, J. K., Paajanen, T., & Särkämö, T. (2021). Beneficial effects of choir singing on cognition and well-being of older adults: Evidence from a cross-sectional study. PloS ONE, 16(2), e0245666. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0245666

Poulos, R. G., Marwood, S., Harkin, D., Opher, S., Clift, S., Cole, A. M. D., Rhee, J., Beilharz, K., & Poulos, C. J. (2018). Arts on prescription for community-dwelling older people with a range of health and wellness needs. Health and Social Care in the Community, 27(2), 483–492. https://doi.org/10.1111/hsc.12669

Souza, A. S. de (2016). O envelhecimento na dança em revisão, 2000 a 2015 [Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. https://ariel.pucsp.br/handle/handle/19499

Toronto, C. E., & Remington, R. (2020). A step-by-step guide to conducting an integrative review. Springer Publishing Company.

Vasques, M. C. P. C. F. (2014). A interface da arte e do bem-estar na promoção da saúde na terceira idade [Tese de Doutorado, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho]. https://repositorio.unesp.br/entities/publication/b494c1e4-4537-4ab1-8aa1-93354c8c9205

Downloads

Publicado

2025-05-16

Como Citar

Bernardino, A. de C., Lino Nobre de Oliveira, S. S., & Vagetti, G. C. (2025). Influências das linguagens artísticas ligadas à música na promoção do bem-estar de pessoas idosas: Uma revisão integrativa. Revista InCantare, 22(1), 1–16. https://doi.org/10.33871/2317417X.2025.22.10515

Edição

Seção

Artigos