As Concepções sobre o Canto e a Produção Vocal no “Discorso della Voce” (1562) de Camillo Maffei

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Autores

  • Viviane Alves Kubo Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8773

Palavras-chave:

Camillo Maffei, Canto no renascimento, Passaggi no canto, Voz do cortesão, Técnica vocal renascentista

Resumo

O Discorso della Voce (1562), do médico e músico Camillo Maffei, consiste em uma carta dedicada ao seu patrão, Giovanni di Capua, cujo objetivo central era o de discutir a forma de se cantar os passaggi sem um professor de canto. Apesar de ser considerado um documento único pela riqueza de informações sobre a fisiologia da voz e os ideais de estilo da época, há poucos trabalhos que investigaram exclusivamente o Discorso, sendo o presente estudo o primeiro no Brasil. Este artigo, além de apresentar uma tradução de trechos importantes do documento, discute as concepções de Maffei referentes à natureza da voz e à prática do canto do final do Renascimento Italiano. As informações do tratado foram interpretadas a partir das tradições da cortesania e da arte oratória sobre a voz, de outros escritos sobre passaggi do período e dos conceitos clássicos e renascentistas sobre o funcionamento do aparelho vocal.

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Biografia do Autor

Viviane Alves Kubo, Universidade Federal do Paraná

Viviane Alves Kubo é professora, cantora e musicóloga. É graduada em Psicologia pela UFPR e em Canto pela EMBAP/UNESPAR. Realizou o Mestrado em música na UFPR, orientada por Silvana Scarinci e o Doutorado em Música na UNICAMP, sob orientação de Paulo Kühl, com período de doutorado sanduíche na UNIBO (Itália), supervisionado por Lorenzo Bianconi. Dedica-se à pesquisa dos aspectos históricos da pedagogia vocal, com ênfase no período renascentista e barroco. Atua como professora e pesquisadora nos cursos de graduação e pós-graduação em Música da Universidade Federal do Paraná, onde coordena o projeto de extensão LABVOX – Laboratório de Práticas e Estudos em Canto da UFPR.

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Publicado

01.12.2024

Como Citar

Alves Kubo, V. (2024). As Concepções sobre o Canto e a Produção Vocal no “Discorso della Voce” (1562) de Camillo Maffei. Revista Vórtex, 12, 1–25. https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8773

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