As Concepções sobre o Canto e a Produção Vocal no “Discorso della Voce” (1562) de Camillo Maffei

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Autores/as

  • Viviane Alves Kubo Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8773

Palabras clave:

Camillo Maffei, Canto no renascimento, Passaggi no canto, Voz do cortesão, Técnica vocal renascentista

Resumen

O Discorso della Voce (1562), do médico e músico Camillo Maffei, consiste em uma carta dedicada ao seu patrão, Giovanni di Capua, cujo objetivo central era o de discutir a forma de se cantar os passaggi sem um professor de canto. Apesar de ser considerado um documento único pela riqueza de informações sobre a fisiologia da voz e os ideais de estilo da época, há poucos trabalhos que investigaram exclusivamente o Discorso, sendo o presente estudo o primeiro no Brasil. Este artigo, além de apresentar uma tradução de trechos importantes do documento, discute as concepções de Maffei referentes à natureza da voz e à prática do canto do final do Renascimento Italiano. As informações do tratado foram interpretadas a partir das tradições da cortesania e da arte oratória sobre a voz, de outros escritos sobre passaggi do período e dos conceitos clássicos e renascentistas sobre o funcionamento do aparelho vocal.

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Biografía del autor/a

Viviane Alves Kubo, Universidade Federal do Paraná

Viviane Alves Kubo es profesora, cantante y musicóloga. Es licenciada en Psicología por la UFPR y en Canto por la EMBAP/UNESPAR. Hizo su maestría en música en la UFPR, supervisada por Silvana Scarinci, y su doctorado en música en la UNICAMP, supervisado por Paulo Kühl, con un doctorado sándwich en la UNIBO (Italia), supervisado por Lorenzo Bianconi. Se dedica a la investigación de los aspectos históricos de la pedagogía vocal, con énfasis en los períodos renacentista y barroco. Trabaja como profesora e investigadora en los programas de grado y postgrado de música de la Universidad Federal de Paraná, donde coordina el proyecto de extensión LABVOX - Laboratório de Práticas e Estudos em Canto da UFPR.

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Publicado

2024-12-01

Cómo citar

Alves Kubo, V. (2024). As Concepções sobre o Canto e a Produção Vocal no “Discorso della Voce” (1562) de Camillo Maffei. Revista Vórtex, 12, 1–25. https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8773

Número

Sección

Artigos

Métrica