O uso das técnicas e sonoridades estendidas nos processos composicionais de Circulares III
Visualizações: 612DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.3.1335Resumo
Circulares III é uma composição escrita pelo autor em 2014 para flauta, clarinete, violoncelo e violino. A poética da peça baseia-se na exploração das sonoridades advindas das técnicas estendidas como meio de construção de seu discurso. Neste artigo abordaremos as principais técnicas e estratégias utilizadas durante o processo composicional. Primeiramente abordaremos a escolha dos materiais e os recursos utilizados para inseri-los nos processos de construção das estruturas sonoras. Em um segundo momento, demonstraremos como as estruturas de pequena, média e grande escala se relacionam dentro da dinâmica formal. Para finalizar, serão feito comentários acerca da estrutura de alturas utilizadas na peça e do trabalho realizado com os instrumentistas. Este artigo não tem o objetivo fazer uma análise exaustiva de Circulares III, mas fornecer ferramentas tanto para que uma análise mais aprofundada possa ser realizada quanto para que compositores e estudantes de composição possam se aproximar das técnicas utilizadas na peça.Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
Kafejian, Sergio. Circulares III. Disponível em < https://soundcloud.com/sergio-kafejian/circulares-iii-2014>; e <https://www.youtube.com/watch?v=6_VyU9BFxw4>. Acesso em 25/10/2016
Publicado
31.12.2016
Como Citar
Kafejian, S. (2016). O uso das técnicas e sonoridades estendidas nos processos composicionais de Circulares III. Revista Vórtex, 4(3), 1–28. https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.3.1335
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2016 Sérgio Kafejian
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.