O uso das técnicas e sonoridades estendidas nos processos composicionais de Circulares III
Visualizações: 612DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.3.1335Resumen
Circulares III é uma composição escrita pelo autor em 2014 para flauta, clarinete, violoncelo e violino. A poética da peça baseia-se na exploração das sonoridades advindas das técnicas estendidas como meio de construção de seu discurso. Neste artigo abordaremos as principais técnicas e estratégias utilizadas durante o processo composicional. Primeiramente abordaremos a escolha dos materiais e os recursos utilizados para inseri-los nos processos de construção das estruturas sonoras. Em um segundo momento, demonstraremos como as estruturas de pequena, média e grande escala se relacionam dentro da dinâmica formal. Para finalizar, serão feito comentários acerca da estrutura de alturas utilizadas na peça e do trabalho realizado com os instrumentistas. Este artigo não tem o objetivo fazer uma análise exaustiva de Circulares III, mas fornecer ferramentas tanto para que uma análise mais aprofundada possa ser realizada quanto para que compositores e estudantes de composição possam se aproximar das técnicas utilizadas na peça.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Citas
Kafejian, Sergio. Circulares III. Disponível em < https://soundcloud.com/sergio-kafejian/circulares-iii-2014>; e <https://www.youtube.com/watch?v=6_VyU9BFxw4>. Acesso em 25/10/2016
Descargas
Publicado
2016-12-31
Cómo citar
Kafejian, S. (2016). O uso das técnicas e sonoridades estendidas nos processos composicionais de Circulares III. Revista Vórtex, 4(3), 1–28. https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.3.1335
Número
Sección
Artigos
Licencia
Derechos de autor 2016 Sérgio Kafejian
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Attribution Licence que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.