O uso das técnicas e sonoridades estendidas nos processos composicionais de Circulares III

Visualizações: 612

Autores/as

  • Sérgio Kafejian Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.3.1335

Resumen

Circulares III é uma composição escrita pelo autor em 2014 para flauta, clarinete, violoncelo e violino. A poética da peça baseia-se na exploração das sonoridades advindas das técnicas estendidas como meio de construção de seu discurso. Neste artigo abordaremos as principais técnicas e estratégias utilizadas durante o processo composicional. Primeiramente abordaremos a escolha dos materiais e os recursos utilizados para inseri-los nos processos de construção das estruturas sonoras. Em um segundo momento, demonstraremos como as estruturas de pequena, média e grande escala se relacionam dentro da dinâmica formal. Para finalizar, serão feito comentários acerca da estrutura de alturas utilizadas na peça e do trabalho realizado com os instrumentistas. Este artigo não tem o objetivo fazer uma análise exaustiva de Circulares III, mas fornecer ferramentas tanto para que uma análise mais aprofundada possa ser realizada quanto para que compositores e estudantes de composição possam se aproximar das técnicas utilizadas na peça.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sérgio Kafejian, Universidade de São Paulo

Estudou composição com Silvio Ferraz e Flo Menezes. Obteve seu Mestrado junto í  Brunel University (Londres), Doutorado junto í  UNESP e atualmente desenvolve pesquisa de Pós-Doutorado sediada no Departamento de Música da ECA/USP. Entre os principais prêmios recebidos destacam-se os Prix Residence (1998), Prix pour ouevre electroacoustic avec instrument (2008) – ambos no Concurso Internacional de Música Eletroacústica e de Arte Sonora de Bourges –, e os Prêmios de Composição Clássica da Funarte (2009, 2014). Entre 2011 e 2015 foi Diretor Artí­stico do grupo de música contemporânea Camerata Aberta. Atua como professor na Faculdade Santa Marcelina (FASM) desde 2001, ministrado aulas de Composição, Música Contemporânea, Música Eletroacústica, e Análise Musical.

Citas

Kafejian, Sergio. Circulares III. Disponí­vel em < https://soundcloud.com/sergio-kafejian/circulares-iii-2014>; e <https://www.youtube.com/watch?v=6_VyU9BFxw4>. Acesso em 25/10/2016

Publicado

2016-12-31

Cómo citar

Kafejian, S. (2016). O uso das técnicas e sonoridades estendidas nos processos composicionais de Circulares III. Revista Vórtex, 4(3), 1–28. https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.3.1335

Métrica