O uso das técnicas e sonoridades estendidas nos processos composicionais de Circulares III

Visualizações: 608

Authors

  • Sérgio Kafejian Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.3.1335

Abstract

Circulares III é uma composição escrita pelo autor em 2014 para flauta, clarinete, violoncelo e violino. A poética da peça baseia-se na exploração das sonoridades advindas das técnicas estendidas como meio de construção de seu discurso. Neste artigo abordaremos as principais técnicas e estratégias utilizadas durante o processo composicional. Primeiramente abordaremos a escolha dos materiais e os recursos utilizados para inseri-los nos processos de construção das estruturas sonoras. Em um segundo momento, demonstraremos como as estruturas de pequena, média e grande escala se relacionam dentro da dinâmica formal. Para finalizar, serão feito comentários acerca da estrutura de alturas utilizadas na peça e do trabalho realizado com os instrumentistas. Este artigo não tem o objetivo fazer uma análise exaustiva de Circulares III, mas fornecer ferramentas tanto para que uma análise mais aprofundada possa ser realizada quanto para que compositores e estudantes de composição possam se aproximar das técnicas utilizadas na peça.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Sérgio Kafejian, Universidade de São Paulo

Estudou composição com Silvio Ferraz e Flo Menezes. Obteve seu Mestrado junto í  Brunel University (Londres), Doutorado junto í  UNESP e atualmente desenvolve pesquisa de Pós-Doutorado sediada no Departamento de Música da ECA/USP. Entre os principais prêmios recebidos destacam-se os Prix Residence (1998), Prix pour ouevre electroacoustic avec instrument (2008) – ambos no Concurso Internacional de Música Eletroacústica e de Arte Sonora de Bourges –, e os Prêmios de Composição Clássica da Funarte (2009, 2014). Entre 2011 e 2015 foi Diretor Artí­stico do grupo de música contemporânea Camerata Aberta. Atua como professor na Faculdade Santa Marcelina (FASM) desde 2001, ministrado aulas de Composição, Música Contemporânea, Música Eletroacústica, e Análise Musical.

References

Kafejian, Sergio. Circulares III. Disponí­vel em < https://soundcloud.com/sergio-kafejian/circulares-iii-2014>; e <https://www.youtube.com/watch?v=6_VyU9BFxw4>. Acesso em 25/10/2016

Published

2016-12-31

How to Cite

Kafejian, S. (2016). O uso das técnicas e sonoridades estendidas nos processos composicionais de Circulares III. Vortex Music Journal, 4(3), 1–28. https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.3.1335

Issue

Section

Research Papers