pareSeres da terra e a música popular portuguesa no Conservatório do Vale do Sousa
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https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.3.2162Abstract
Este artigo aborda a problemática do ensino da música em Portugal, após a sua inserção no sistema geral de ensino, e apresenta um relato de experiência desenvolvido no Conservatório do Vale do Sousa - Lousada, no âmbito do projeto pareSeres da terra. Este projeto tem como principal propósito responder às necessidades de renovação da escola de música. Neste sentido, pretende consciencializar para a necessidade de introduzir no currículo do Conservatório do Vale do Sousa outras tipologias musicais, ou seja, outros estilos e géneros musicais, divulgar o património musical português não erudito, sensibilizar os mais novos para a preservação da cultura musical portuguesa e solidificar o projeto de escola. Apresenta, igualmente, uma viagem retrospetiva em torno da programação levada a cabo durante estes dez anos de evento e conclui-se que pareSeres da terra representa uma proposta inovadora e de ruptura com a conceção de escola de música assente no paradigma tradicional.Downloads
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PORTUGAL. Decreto-Lei nº 26/89, de 21 de janeiro – Cria as Escolas Profissionais.
PORTUGAL. Decreto-Lei nº 344/90, de 2 de novembro – Estabelece as bases da educação artística no âmbito pré-escolar, escolar e extraescolar.
PORTUGAL. Portaria nº 691/2009, de 25 de junho – Cria os cursos básicos de dança, de música e de canto gregoriano e aprova os respetivos planos de estudo.
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