pareSeres da terra e a música popular portuguesa no Conservatório do Vale do Sousa

Visualizações: 102

Autores/as

  • António José Pacheco Ribeiro Conservatório do Vale do Sousa, Lousada. Universidade do Minho, CIEC, Braga.

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.3.2162

Resumen

Este artigo aborda a problemática do ensino da música em Portugal, após a sua inserção no sistema geral de ensino, e apresenta um relato de experiência desenvolvido no Conservatório do Vale do Sousa - Lousada, no âmbito do projeto pareSeres da terra. Este projeto tem como principal propósito responder às necessidades de renovação da escola de música. Neste sentido, pretende consciencializar para a necessidade de introduzir no currí­culo do Conservatório do Vale do Sousa outras tipologias musicais, ou seja, outros estilos e géneros musicais, divulgar o património musical português não erudito, sensibilizar os mais novos para a preservação da cultura musical portuguesa e solidificar o projeto de escola. Apresenta, igualmente, uma viagem retrospetiva em torno da programação levada a cabo durante estes dez anos de evento e conclui-se que pareSeres da terra representa uma proposta inovadora e de ruptura com a conceção de escola de música assente no paradigma tradicional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

António José Pacheco Ribeiro, Conservatório do Vale do Sousa, Lousada. Universidade do Minho, CIEC, Braga.

António José Pacheco Ribeiro é Licenciado em Ensino de Música pela Universidade de Évora e Mestre em Estudos da Criança - Especialidade de Educação Musical pela Universidade do Minho. Realizou a parte letiva do Curso de Mestrado em Etnomusicologia na Universidade de Aveiro. Doutorou-se em 2013 na Especialidade de Educação Musical do Doutoramento em Estudos da Criança, no Instituto de Educação da Universidade do Minho, sob a orientação da Professora Helena Vieira. O seu interesse de pesquisa centra-se no ensino artí­stico especializado da música em Portugal, área em que tem desenvolvido a sua atividade pedagógica e de investigação, e na etnomusicologia e música tradicional, áreas em que tem desenvolvido diversos projetos de interação com a sociedade. Leciona no Conservatório do Vale do Sousa, em Lousada, e no Instituto de Educação da Universidade do Minho. É membro integrado do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). E-mail: antoniopacheco@ie.uminho.pt

Citas

CORREIA, Mário. Música Popular Portuguesa: um Ponto de Partida. Coimbra: Centelha MC/Mundo da Canção, 1984.

_________. A Música Tradicional na Obra de José Afonso. Cadernos de Música Popular. Lisboa: Associação José Afonso, [s/d].

CORTEZ, Sí­lvio. Vitorino: Vida e Obra. Lousada: Conservatório do Vale do Sousa, 2011.

________. Fausto Bordalo Dias: Vida e Obra. Lousada: Conservatório do Vale do Sousa, 2013.

________. José Mário Branco: Vida e Obra. Lousada: Conservatório do Vale do Sousa, 2015.

FERREIRA, Sandra; PACHECO, António. Jorge Palma: Vida e Obra. Lousada: Conservatório do Vale do Sousa, 2016.

FOLHADELA, Paulo; VASCONCELOS, António Ângelo; PALMA, Eduardo. Ensino Especializado da Música Reflexões de Escolas e de Professores. Lisboa: ME – Departamento do Ensino Secundário, 1998.

GOUVEIA et al. Educação pela Música... e para a Música – Projecto Educativo. Lousada: Conservatório do Vale do Sousa, 2006.

GREEN, Lucy. How Popular Musicians Learn: A Way Ahead for Music Education. London: Ashgate Publishing Limited, 2002.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇíO. Reforma do ensino secundário: documento orientador da reforma do ensino artí­stico especializado – versão para discussão pública. Lisboa: Autor, 2003.

PACHECO, António. Com Sérgio Godinho...À Terça-Feira. Lousada: Conservatório do Vale do Sousa, 2008.

_________. (Org.). um olhar cinco pareSeres. Lousada: Conservatório do Vale do Sousa, 2012a.

_________. pareSeres da terra e outras tipologias musicais. In: PACHECO, António (Org.). um olhar cinco pareSeres. Lousada: Conservatório do Vale do Sousa, 2012b. p. 7-12.

__________. O Ensino da Música em Regime Articulado. Projeto de Investigação-Ação no Conservatório do Vale do Sousa. Tese (Doutoramento em Estudos da Criança – Especialidade Educação Musical). Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, 2013.

__________. Pedro Barroso: Vida e Obra. In: PACHECO, António (Org.). Pedro Barroso: Viva Quem Canta! Lousada: Conservatório do Vale do Sousa, 2014. p. vii-14.

RIBEIRO, António Pacheco; VIEIRA, Maria Helena. The subsystem of specialized music education in Portugal since 1983: The process of integration into the general education system. International Journal of Music Education, 34, nr. 3, p. 311-323, 2016a. DOI: https://doi.org/10.1177/0255761415619424

_________. A articulação entre o ensino especializado da música e o sistema geral de ensino em Portugal: impacto actual da reestruturação de 2009. Opus, [s.l.], v. 22, n. 1, p. 237-254, jun. 2016b. DOI: https://doi.org/10.20504/opus2016a2210

SARDO, Susana. Música Popular e diferenças regionais. Mul¬ticulturalidade: Raí­zes e Estruturas, Coleção Portugal Intercultural, Lisboa, Volume I, Universidade Católica Portugue¬sa, p. 407-476, 2009.

SILVA, Augusto Santos. A educação artí­stica e a promoção das artes, na perspectiva das politicas públicas: Relatório do grupo de contacto entre os Ministérios da Educação e da Cultura. Lisboa: Ministério da Educação, 2000.

TEIXEIRA, Pedro. Grande baile. In: WORM, Maria João. Tovante. Lisboa: Edições a Bela e o Monstro, Edições LDA, 2011. p. 36-37.

_________. Adeus vida atinada. In: GOZBLAU, Alex. Xutos & Pontapés. Lisboa: Edições a Bela e o Monstro, Edições LDA, 2011. p. 36-37.

WORM, Maria João. Trovante. Lisboa: Edições a Bela e o Monstro, Edições LDA, 2011.

Legislação

PORTUGAL. Decreto-Lei nº 310/83, de 1º de julho – Insere o ensino artí­stico nos moldes gerais de ensino em vigor através da reconversão dos conservatórios de música em escolas básicas e secundárias, criando as respetivas escolas superiores de música inseridas na estrutura de ensino superior politécnico.

PORTUGAL. Despacho nº 76/SEAM/85, de 9 de outubro – Aprova os planos de estudo dos cursos básico e complementar de música em regime supletivo.

PORTUGAL. Decreto-Lei nº 26/89, de 21 de janeiro – Cria as Escolas Profissionais.

PORTUGAL. Decreto-Lei nº 344/90, de 2 de novembro – Estabelece as bases da educação artí­stica no âmbito pré-escolar, escolar e extraescolar.

PORTUGAL. Portaria nº 691/2009, de 25 de junho – Cria os cursos básicos de dança, de música e de canto gregoriano e aprova os respetivos planos de estudo.

Publicado

2017-12-29

Cómo citar

Ribeiro, A. J. P. (2017). pareSeres da terra e a música popular portuguesa no Conservatório do Vale do Sousa. Revista Vórtex, 5(3), 1–20. https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.3.2162

Métrica