Concepções de leitura: análise de atividades de um livro didático de língua portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2014.3.5.76-95Resumo
Levando-se em consideração que grande parte do contexto escolar do Ensino Médio tem apenas o livro didático como ferramenta para realizar as práticas de leitura, destaca-se a importância de que este material deve ser bem elaborado para favorecer, de forma geral, ao letramento, ampliar a autonomia de pensamento e a competência discursiva dos alunos. Diante dessa compreensão, este artigo apresenta reflexões em relação às seguintes concepções de leitura: com foco no leitor, no texto e na interação autor-texto-leitor (KOCH e ELIAS 2007; LEFFA, 1996, 1999); e aos níveis de conhecimento no processo de leitura: o conhecimento linguístico, o textual ou interacional e o conhecimento de mundo ou enciclopédico (KLEIMAN, 2013), a partir da análise de algumas atividades de leitura de duas unidades do segundo volume do livro didático “Língua Portuguesa – Linguagem e Interação” (FARACO, MOURA e MARUXO Jr., 2010), com o objetivo de verificar qual concepção teórica de leitura pauta o trabalho destes autores e o tipo de conhecimento ativado durante esse processo. As análises realizadas permitiram verificar que embora os autores não se posicionem nas páginas introdutórias do livro quanto à concepção de leitura que pretendem adotar, a obra contempla questões referentes às três concepções. Contudo, a maior parte das propostas de leitura e compreensão textual tem em vista a concepção de leitura com foco no texto, caracterizando-se, portanto, como uma abordagem mista, mas com predominância de uma visão estruturalista do ensino de leitura.
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