O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL:

DOS DOCUMENTOS LEGAIS A ATUAÇÃO DO PROFESSOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.71-92

Palavras-chave:

Brincar; Contribuições; Prática docente; Teoria e prática

Resumo

O presente artigo trata da importância do brincar na Educação Infantil, uma vez que o mesmo tenha um grande potencial de contribuição ao desenvolvimento das crianças, além do mais, é a principal característica da infância. O objetivo é analisar como os professores trabalham o brincar em suas turmas, pensando no fato de muitos ainda o enxergarem como uma mera atividade de recompensa ás crianças. Trata-se de uma pesquisa de campo com cunho qualitativo e análise descritiva, a investigação realizou-se em um Centro Municipal de Educação Infantil no Sudoeste da Paraná com coletas de dados a partir de questionários aplicados aos docentes, seguido de observações. A pesquisa evidenciou que a prática dos professores mostra contradições com a teoria explicitada por eles nas respostas dos questionários, logo, entende-se que ainda há muito a se cobrar e a ensinar aos professores práticas que incluem o brincar como ferramenta de desenvolvimento integral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Plá Sandini, UNICENTRO

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Nacional e La Plata – UNLP/Argentina. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa -UEPG. Especialista em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Santa Amélia - SECAL. Participa do Grupo de Pesquisa Políticas, Formação do professor e Representações Sociais (POFORS-PUCPR) que integra a Cádetra da UNESCO sobre Profissionalização Docente, coordenada pelo CIERS-ed/FCC e do Grupo de estudos e pesquisas em Educação Infantil (GEPEDIN). Tem experiência em diferentes níveis de ensino e, atualmente é professora colaboradora do curso de pedagogia na Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO/Paraná.

Larissa Grigoletto de Lima, UNICENTRO

Formada em Pedagogia: docência e gestão educacional, pela Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO. Tem experiência como auxiliar de professor nos níveis de ensino fundamental, anos iniciais e educação infantil. Atualmente é assistente de professor no Centro Municipal de Educação Infantil “Pequeno Anjo”.

Downloads

Publicado

2022-12-13

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo