A BIBLIOTECA COMO ESPAÇO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA

Autores

  • Marilúcia dos Santos Domingos Striquer Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
  • Ana Carolina de Sousa Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
  • Letícia Jovelina Storto Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.21.63-89

Palavras-chave:

Leitura na biblioteca;, Perguntas de leitura;, Ordenação e sequenciação de perguntas de leitura.

Resumo

A biblioteca é indiscutivelmente espaço de incentivo à leitura, mas nem sempre de ensino e aprendizagem da leitura. É nesse sentido que elaboramos uma proposta de intervenção didática destinada aos profissionais que atuam em bibliotecas (orientadores de atividades), para o desenvolvimento da prática discursiva da leitura, de crianças de 10 a 12 anos de idade. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar a referida proposta, a qual tomou o conto maravilhoso como eixo organizador e foi constituída pela metodologia de ordenação e sequenciação de perguntas de leitura. O aporte teórico-metodológico centra-se nos preceitos da perspectiva interacionista de leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina de Sousa, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Letícia Jovelina Storto, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutora em Estudos da Linguagem. Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Downloads

Publicado

2022-06-28

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo