CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO SOCIAL “LIBRAS NA PERSPECTIVA INCLUSIVA” NA VIDA DOS ALUNOS OUVINTES PARA A COMUNICAÇÃO COM OS ALUNOS SURDOS NO AMBIENTE EDUCACIONAL

Autores/as

  • Maria Clerya Alvino Leite IFPB
  • Mércia Silva de Lima Souza IFPB

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.21.162-190

Palabras clave:

Inclusão. Surdo. Comunicação. Libras.

Resumen

O objetivo deste trabalho foi analisar as contribuições do projeto social “Libras na perspectiva inclusiva” na vida dos alunos ouvintes, principalmente na comunicação com os alunos surdos no município de Mamanguape-PB. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva com abordagem qualitativa - do tipo levantamento de campo. Os participantes da pesquisa foram dois alunos ouvintes (maiores de idade) que fazem parte do projeto e que tem contato com alunos surdos em sala de aula. Na coleta de dados utilizou-se um questionário virtual que foi enviado aos participantes via e-mail. Os resultados da pesquisa apontam que o projeto possibilitou aos participantes conhecimentos sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), contribuindo para a comunicação com os surdos no ambiente escolar, além de adquirir conhecimentos sobre a identidade surda em todos os seus aspectos, possibilitando aos envolvidos, crescimento pessoal no ambiente educacional e social. Portanto, consideramos a necessidade de mudanças no ambiente escolar com a inserção da Libras para a comunicação entre alunos surdos e ouvintes no âmbito educacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mércia Silva de Lima Souza, IFPB

Especialista em Libras pelo IFPB. 

Publicado

2022-06-28

Cómo citar

LEITE, Maria Clerya Alvino; SOUZA, Mércia Silva de Lima. CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO SOCIAL “LIBRAS NA PERSPECTIVA INCLUSIVA” NA VIDA DOS ALUNOS OUVINTES PARA A COMUNICAÇÃO COM OS ALUNOS SURDOS NO AMBIENTE EDUCACIONAL. Revista Educação e Linguagens, [S. l.], v. 11, n. 21, p. 162–190, 2022. DOI: 10.33871/22386084.2022.11.21.162-190. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistaeduclings/article/view/5224. Acesso em: 17 dic. 2025.