AS RELAÇÕES DE PODER QUE PERMEIAM O TRABALHO E A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CAPITALISTA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.21.145-161Keywords:
EDUCAÇÃO, TRABALHO, RELAÇÕES DE PODER, MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICOAbstract
O objetivo deste artigo é refletir sobre a educação e o trabalho, bem como as relações de poder que permeiam esses aspectos na sociedade capitalista. Trata-se de um estudo de cunho bibliográfico, cujo referencial teórico é o Materialismo-Histórico-Dialético, no conceito do/a professor/a crítico/a-reflexivo/a, e se orienta pela perspectiva de ensinar além das letras, isto é, buscando formar o indivíduo mais atuante em sua sociedade. No entanto, questionamos: Como podemos formar o indivíduo crítico para “escapar” da situação de alienação e de desumanização que o capitalismo desenfreado causa? Assim, se faz necessária uma escola, uma educação e um/a educador/a que transformem o conhecimento científico em práticas pedagógicas, ou seja, que o sujeito se aproprie do conhecimento, e utilize-o para sair da condição de oprimido.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
