AS RELAÇÕES DE PODER QUE PERMEIAM O TRABALHO E A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CAPITALISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.21.145-161

Palavras-chave:

EDUCAÇÃO, TRABALHO, RELAÇÕES DE PODER, MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre a educação e o trabalho, bem como as relações de poder que permeiam esses aspectos na sociedade capitalista. Trata-se de um estudo de cunho bibliográfico, cujo referencial teórico é o Materialismo-Histórico-Dialético, no conceito do/a professor/a crítico/a-reflexivo/a, e se orienta pela perspectiva de ensinar além das letras, isto é, buscando formar o indivíduo mais atuante em sua sociedade. No entanto, questionamos: Como podemos formar o indivíduo crítico para “escapar” da situação de alienação e de desumanização que o capitalismo desenfreado causa? Assim, se faz necessária uma escola, uma educação e um/a educador/a que transformem o conhecimento científico em práticas pedagógicas, ou seja, que o sujeito se aproprie do conhecimento, e utilize-o para sair da condição de oprimido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Berivalda DE JESUS DO PRADO SACHI, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Graduada em Normal Superior pela Faculdade Palas Atena (2006) e em Pedagogia pela Faculdade Palas Atena (2008). Especialista em Educação Especial e em Psicopedagogia pela FAAST, Astorga PR. Atualmente é diretora da Escola Municipal João Freire de Carvalho - Ensino Fundamental. Mestranda em educação pela Universidade Estadual de Maringá UEM. Membro do NUDISEX - CNPq - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual. Professora na educação básica. Já lecionei na EJA, Ensino Médio. Sala de Apoio Multifuncional, no Fundamental II. Educação Infantil, rede particular e pública. Atuei como tutora presencial na UAB/UEM - Polo de Astorga, no curso de Pedagogia.

Eliane Rose Maio, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

Pós Doutora e Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/ Araraquara). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado/Doutorado) junto à Universidade Estadual de Maringá (UEM). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual (NUDISEX).

Downloads

Publicado

2022-06-28

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo