PRINCÍPIOS DIDÁTICOS PARA A ORGANIZAÇÃO DA ATIVIDADE DE ENSINO:

CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.507-529

Palavras-chave:

Didática;

Resumo

Resumo:

O objetivo a ser alcançado nesse estudo é investigar a inter-relação entre a didática e a Teoria Histórico-Cultural a fim de sistematizar princípios didáticos que contribuam com a organização e o desenvolvimento da atividade de ensino de conteúdos escolares pelos professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, elegemos duas categorias para a sistematização desses princípios: a primeira contempla os princípios que retratam sobre o objeto de aprendizagem, isto é, os conceitos científicos. Na segunda, formulamos os princípios relacionados ao sujeito de aprendizagem. Em síntese, consideramos, neste estudo, que a escola deve ser compreendida como o lócus privilegiado para a socialização dos conhecimentos que vão além daqueles que são disponibilizados na vida cotidiana dos alunos.

Palavras-chave: Didática; Teoria Histórico-Cultural; Organização do ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Luiz Gasparin, Uem

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1966), graduação em Letras Português/Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Paranavaí (1970), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1976) e doutorado em Educação: História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Atualmente é professor Associado na Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, educação, formação docente, fomaração docente e educação.

Paula Tamyris Moya, Universidade Estadual do Paraná/UNESPAR campus de Apucarana/Pr.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2011), mestrado em educação (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM) na linha de pesquisa Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2020). Atualmente é professora da rede municipal de educação de Cambira-PR e da Universidade Estadual do Paraná/UNESPAR campus de Apucarana/Pr. . Membro do Grupo de Pesquisa e Ensino, Trabalho Educativo e Escolarização (GENTEE/CNPq) e da Oficina Pedagógica de Matemática (OPM-UEM). Atua no ensino, extensão e pesquisa para a formação pedagógica de professores.

Downloads

Publicado

2022-12-13

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo