CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO SOCIAL “LIBRAS NA PERSPECTIVA INCLUSIVA” NA VIDA DOS ALUNOS OUVINTES PARA A COMUNICAÇÃO COM OS ALUNOS SURDOS NO AMBIENTE EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.21.162-190Keywords:
Inclusão. Surdo. Comunicação. Libras.Abstract
O objetivo deste trabalho foi analisar as contribuições do projeto social “Libras na perspectiva inclusiva” na vida dos alunos ouvintes, principalmente na comunicação com os alunos surdos no município de Mamanguape-PB. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva com abordagem qualitativa - do tipo levantamento de campo. Os participantes da pesquisa foram dois alunos ouvintes (maiores de idade) que fazem parte do projeto e que tem contato com alunos surdos em sala de aula. Na coleta de dados utilizou-se um questionário virtual que foi enviado aos participantes via e-mail. Os resultados da pesquisa apontam que o projeto possibilitou aos participantes conhecimentos sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), contribuindo para a comunicação com os surdos no ambiente escolar, além de adquirir conhecimentos sobre a identidade surda em todos os seus aspectos, possibilitando aos envolvidos, crescimento pessoal no ambiente educacional e social. Portanto, consideramos a necessidade de mudanças no ambiente escolar com a inserção da Libras para a comunicação entre alunos surdos e ouvintes no âmbito educacional.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
