O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
DOS DOCUMENTOS LEGAIS A ATUAÇÃO DO PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.71-92Palavras-chave:
Brincar; Contribuições; Prática docente; Teoria e práticaResumo
O presente artigo trata da importância do brincar na Educação Infantil, uma vez que o mesmo tenha um grande potencial de contribuição ao desenvolvimento das crianças, além do mais, é a principal característica da infância. O objetivo é analisar como os professores trabalham o brincar em suas turmas, pensando no fato de muitos ainda o enxergarem como uma mera atividade de recompensa ás crianças. Trata-se de uma pesquisa de campo com cunho qualitativo e análise descritiva, a investigação realizou-se em um Centro Municipal de Educação Infantil no Sudoeste da Paraná com coletas de dados a partir de questionários aplicados aos docentes, seguido de observações. A pesquisa evidenciou que a prática dos professores mostra contradições com a teoria explicitada por eles nas respostas dos questionários, logo, entende-se que ainda há muito a se cobrar e a ensinar aos professores práticas que incluem o brincar como ferramenta de desenvolvimento integral.
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