EDUCAÇÃO ESTÉTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGIA POR MEIO DE VIVÊNCIAS LITERÁRIAS:

O QUE DIZEM AS TESES PUBLICADAS NO BRASIL?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.23.231-252

Palavras-chave:

Formação inicial de professores., Pedagogia., Educação estética., Vivência literária.

Resumo

A partir do estado da questão, objetivamos identificar o que dizem as teses publicadas no Brasil sobre a educação estética por meio de vivências literárias na formação inicial de professores no curso de Pedagogia. Foram localizadas 20 teses na CAPES e BDTD – IBICT, dessas, duas foram selecionadas. Como resultados, a tese de Moraes (2015) evidenciou que: i) não há uma só proposta de educação estética na universidade; ii) a apropriação de saberes artísticos é fundamental para os trabalhos educativos. Já a tese de Queiros (2019) demonstrou: i) carência de políticas que se efetivem numa prática coerente com a realidade dos leitores; ii) deficiência de leitura literária na graduação; iii) falta de entusiasmo por parte dos graduandos; e, iiii) ausência de protagonismo frente à própria formação. Esperamos que a pesquisa possa contribuir para ampliar e possibilitar referenciais para refletir sobre a temática apresentada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

BRUNS, Juliana Pedroso., PPGE-FURB

Sou poetisa, escritora e pesquisadora. Possuo publicações em diversas obras coletivas de poesias e de contos. Curso Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade Regional de Blumenau - (PPGE-FURB), sou Bolsista do Programa de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Sou Mestra em Educação pela mesma instituição de ensino. No Mestrado, fui Bolsista do Programa de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Integro a linha de Pesquisa Formação de Professores, Políticas Educacionais e Práticas Educativas e o Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas (GPFORPE). Faço parte da Rede Interinstitucional de Pesquisa de Formação e Práticas Docentes (RIPEFOR). Integro o Grupo de Pesquisa Leituras sobre Educação, Saúde, Esporte e Lazer (LESEL). Cursei Especialização em Educação pelo Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE, no qual fui bolsista pela UNIEDU (Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina) - 2017/2018. Cursei Licenciatura em Pedagogia, pelo Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE (2016). Durante a graduação, fui bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, no qual atuei de 2012 a 2014 no subprojeto de alfabetização e letramento na educação infantil e em 2015 na secretaria do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Possuo experiência em docência desde 2012 em educação infantil e nos anos iniciais, com ênfase em alfabetização e letramento. Minhas pesquisas perpassam o desenvolvimento profissional docente, inserção profissional, formação inicial e continuada de professores.

RAUSCH, Rita Buzzi, PPGE FURB; PPGE UNIVILLE

Cursou Pedagogia na FURB; Especialização em Alfabetização na UNIVALI; Mestrado em Educação na FURB; Doutorado em Educação na UNICAMP e Pós-doutorado em Educação na UFSC. Atuou como alfabetizadora e coordenadora pedagógica na Educação Básica na SEMED de Blumenau. Na FURB, atuou como professora e pesquisadora no Curso de Pedagogia e no PPGE; coordenou o PIBID de Pedagogia: Alfabetização e Letramento; coordenou o PPGE; e assumiu a Direção do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras. Foi coordenadora da XIII ANPEd-Sul 2020-2021. Atualmente é aposentada e professora voluntária na FURB e lidera o Grupo de Pesquisa "Formação de professores e práticas educativas - GPFORPE. Desde 02/2020 é professora visitante no PPGE da UNIVILLE e integra o Grupo de Pesquisa Trabalho e Formação Docente - GETRAFOR. É integrante da RIPEFOR - Rede Interinstitucional de Pesquisa de Formação e Práticas Docentes; da ANPEd e da ANFOPE. É bolsista de produtividade em pesquisa e consultora ad hoc do CNPq. É consultora ad hoc do GT 8 - Formação de professores da ANPEd. Suas pesquisas abordam o desenvolvimento profissional docente, especialmente a formação inicial, inserção profissional e formação continuada de professores.

Downloads

Publicado

2023-06-28

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo