A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO ESCOLAR E A NOÇÃO DE TEMPO:

O ENSINO DE HISTÓRIA PARTINDO DO CONCRETO PARA O ABSTRATO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.23.183-211

Palavras-chave:

Ensino de História, Museu Histórico Temporário, Materialidade, Temporalidade

Resumo

O presente trabalho resultou de uma experiência de ensino, desenvolvida com alunos do sexto ano de uma escola pública do município de São Mateus, no norte do Espírito Santo, que analisou a construção das noções de temporalidades por meio da materialidade. A partir do método da pesquisa-ação, examinamos o processo de elaboração do museu histórico temporário, constituído por fontes históricas familiares, e investigamos, mediante aplicação de intervenções de ensino, como se deu a construção das noções temporais utilizando a materialidade como recurso didático. A conclusão a que se chegou foi que a utilização de recursos concretos, documentos históricos transformados em materiais didáticos, como mediadores na construção de conceitos históricos abstratos, como as noções de temporalidade, apresentou grande potencialidade como estratégia de ensino, desde que o alunado participasse de todo o processo de elaboração conceitual e não recebesse conceitos prontos.

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Biografia do Autor

Maria Alayde Alcantara Salim, Universidade Federal do Espírito Santo

Maria Alayde Alcantara Salim, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (1991), especialização em História Social pela Universidade do Espírito Santo (1996), Mestrado em Educação (2002) e Doutorado em Educação (2009) pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é professora nível associado I na Universidade Federal do Espírito Santo - Centro Universitário Norte do Espírito Santo. Professora do Mestrado Acadêmico em Ensino na Educação Básica UFES/CEUNES. Realiza pesquisa nas áreas de Ensino de História na Educação Básica, História da Educação no Espírito Santo e História Cultural.

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Publicado

2023-06-28

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo