EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE CRIANÇAS E JOVENS NA PANDEMIA DE COVID-19: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.546-568

Palavras-chave:

educação especial, covid-19, cuidadores, família

Resumo

Com o objetivo de identificar o conhecimento produzido sobre educação inclusiva e a pandemia de COVID-19, realizamos uma revisão integrativa da literatura, com 22 artigos, de 23 bases de dados como OneFile, PubMed, Web of Science, Sage Journals e Medline,  publicados de janeiro de 2020 a janeiro de 2021. A pandemia revelou desafios como falta de acesso à internet, uso de tecnologias, adaptação das atividades aos alunos com deficiência e suporte limitado para crianças e cuidadores. Impactos negativos do isolamento e da falta do ambiente escolar refletem em futuros problemas psicológicos e sociais. Adaptações nos sistemas educacionais e o desenvolvimento de respostas pedagógicas devem ser urgentes devido aos impactos na aprendizagem e na saúde das crianças e seus cuidadores.

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Biografia do Autor

Rosana Maria Barreto-Colichi, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Faculdade de Medicina de Botucatu

Administradora, Doutora em Gerenciamento de Serviços de Saúde e Enfermagem pela Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Botucatu, SP, Brasil.

Silvana Andrea Molina Lima, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, Botucatu, SP, Brasil,

Enfermeira, Doutora em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia. Professora Assistente Doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita
Filho. Botucatu, SP, Brasil

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Publicado

2022-12-13

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo