Cenários para investigação e resolução de problemas: reflexões para possíveis caminhos

Autores

  • Ana Carolina Faustino Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Cármen Lucia Brancaglion Passos Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2013.2.3.62-74

Resumo

Este artigo discute a articulação entre os cenários para investigação, desenvolvido pelo teórico Ole Skovsmose e a resolução de problemas. Skovsmose aborda a Educação Matemática Crítica (EMC) e trata sobre os ambientes de aprendizagem. No decorrer do artigo, a partir de uma revisão bibliográfica, discutimos as duas formas de organizar a sala de aula durante as aulas de matemática: paradigma do exercício e cenários para investigação. Analisamos, segundo a perspectiva da EMC, as aproximações e distanciamentos entre a resolução de problema e estas duas formas de organizar a aula. Pode-se dizer que os cenários de investigação possibilitam que as atividades de resolução de problemas se configurem como atividades investigativas, possibilitando que os estudantes a elaborarem suas próprias estratégias de resolução, tenham oportunidades de defender seus argumentos em um processo de exploração investigativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-06

Como Citar

FAUSTINO, Ana Carolina; PASSOS, Cármen Lucia Brancaglion. Cenários para investigação e resolução de problemas: reflexões para possíveis caminhos. Revista Educação e Linguagens, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 62–74, 2020. DOI: 10.33871/22386084.2013.2.3.62-74. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistaeduclings/article/view/6362. Acesso em: 16 dez. 2025.