CONCEPÇÃO, ORGANIZAÇÃO E AUTONOMIA DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O 1º CICLO DE ENSINO BÁSICO EM PORTUGAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.23.84-110

Palavras-chave:

Instituto politécnico. Universidade. Ciclos de estudos. Educação anos iniciais.

Resumo

O artigo discute a organização e a proposta dos cursos de formação de professores do ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico em Portugal. Por meio de uma abordagem hermenêutica, analisa documentos legais e diretrizes nacionais portuguesas referentes à formação dos professores e os resultados de entrevistas semiestruturadas realizadas com diretores/coordenadores de duas universidades e dois institutos politécnicos portugueses. Conclui que o curso está organizado em habilidades e competências orientados por Bolonha, sem questionamentos em torno da mudança de paradigma. São apontadas dificuldades quanto à continuidade entre licenciatura e mestrado, diminuição do espaço de autonomia dos cursos, mas não em torno do enfoque das competências e habilidades.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Regina Gurgel de Vasconcelos Rincon, Universidade de Brasília

Doutoranda em Educação na linha de pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação (PDCA), vinculada ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (PPGE/FE/UnB). Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (2019). Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília (2006). Integra o Grupo de estudos sobre filosofia da educação e formação de professores (Geffop)

Catia Piccolo Viero Devechi, Universidade de Brasília

Professora associada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, vinculada a Linha de Pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação (PDCA). Graduada em Pedagogia com habilitação em pré-escola pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2017) e, atualmente, está realizando estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF). Tem experiência na área de Educação, atuando nos seguintes temas: pesquisa em educação, estudos comparados, formação de professores, ciências da educação e filosofia da educação. 

Downloads

Publicado

2023-06-28

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo