MULTILETRAMENTOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR TECNOLÓGICA:

UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.323-336

Palavras-chave:

Educação Superior Tecnológica; Multiletramentos; Educação Profissional.

Resumo

Na educação superior tecnológica, as diferentes formas de linguagem e comunicação contribuem para o efetivo processo de ensino e aprendizagem para a formação do tecnólogo. Fundamenta-se teoricamente em estudos sobre a educação profissional, a educação superior tecnológica no Brasil e multiletramentos. Neste artigo, objetiva-se apresentar um levantamento bibliométrico e analítico da produção científica acadêmica, no que diz respeito ao tema multiletramentos e o ensino superior tecnológico, abrangendo o período de 2010 a 2021, com a intenção de identificar a pertinência e a relevância dos multiletramentos nas práticas de ensino do professor de educação superior tecnológica. Este estudo possibilita afirmar que o termo multiletramentos é relevante para as práticas docentes nesta área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana dos Santos Almeida, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

Mestranda do programa de mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS; participa do Grupo de Pesquisa do CNPq, Saberes e trabalho docente em Educação Profissional; professora da Fatec Itapetininga e da Fatec Capão Bonito, São Paulo.

Carlos Alberto da Silva Junior, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

Mestrando do programa de mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS; participa do Grupo de Pesquisa do CNPq, Saberes e trabalho docente em Educação Profissional; professor da Etec Doutor Celso Giglio.

Rosália M N Prados, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

Doutora em Semiótica e Linguística Geral, pela Universidade de São Paulo (USP); fez pós-doutorado em Ciências de Comunicação, pela Escola de Comunicação e Artes, da Universidade de São Paulo (ECA-USP); é líder do grupo de pesquisa, CNPq, Saberes e trabalho docente em Educação Profissional; é professora pesquisadora do programa de mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, da Unidade de Pós-Graduação e Pesquisa, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS).

Downloads

Publicado

2022-12-13

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo