ENTRE REZAS E BENZEÇÕES

UM ESTUDO DE FÓRMULAS RELIGIOSAS SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE DO DISCURSO

Autores

  • Natália de Paula Reis Universidade Federal de Goiás
  • Elza Kioko Nakayama Nenoki do Couto Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.21.274-290

Palavras-chave:

Benzedeiros/as. Benzeções. Fórmulas religiosas. Análise do Discurso Francesa.

Resumo

Neste artigo buscamos abordar a construção discursiva de fórmulas religiosas utilizadas por benzedeiros e benzedeiras, verificando a organização desse discurso, bem como sua relação com a exterioridade. Assim, os fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa envolvem a abordagem da Análise do Discurso de linha francesa. A constituição do corpus compreendeu textos escritos (rezas) utilizadas por um benzedeiro, morador da cidade de Rubiataba (GO), situada no centro-norte do estado. Constatamos que, a partir das benzeções, os especialistas buscam incutir crenças, pensamentos e valores na população que crê. Dessa forma, as fórmulas religiosas não são apenas meios curativos para se combater as enfermidades, mas também são elementos que se encontram intimamente ligados à visão de mundo de dada comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália de Paula Reis, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda em Estudos linguísticos no Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás.

Elza Kioko Nakayama Nenoki do Couto, Universidade Federal de Goiás

Professora associada do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás. Doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Bolsista de ´Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Downloads

Publicado

2022-06-28

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo