DESENVOLVIMENTO POSITIVO DE JOVENS

PERSPECTIVAS PARA A PESQUISA E INTERVENÇÃO

Autores

  • Hellen Tsuruda Amaral Unespar
  • Josafá Moreira da Cunha Universidade Federal do Paraná
  • Lidia Natalia Dobrianskyj Weber Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2022.17.2.8314

Palavras-chave:

desenvolvimento positivo de jovens, teoria relacional de sistemas de desenvolvimento, teoria dos 6cs

Resumo

Introdução: Concepções sobre a infância e, especialmente, a adolescência como um momento de déficit ainda não foram superadas na literatura sobre jovens. Embora seja importante continuar o atendimento a demandas relacionadas a problemas e riscos que os envolvem, surgem concepções teóricas com implicações epistemológicas e metodológicas para essa mudança de paradigma. Método: Esse artigo possui o objetivo de apresentar algumas concepções teóricas na produção científica contemporânea sobre o conceito de “Desenvolvimento Positivo de Jovens”, por meio de uma revisão narrativa do construto. Resultados: O termo é abordado a partir da Teoria Relacional de Sistemas de Desenvolvimento, e como parte de um movimento iniciado na psicologia positiva e que apresenta um paradigma com ênfase em forças para o desenvolvimento. Destacam-se os programas com esse foco, assim como abordagens que preveem recursos tanto individuais, quanto dos contextos específicos para o desenvolvimento positivo, como por exemplo, a abordagem dos “6Cs”. Conclusão: Propõe-se que a delimitação do conceito possa subsidiar pesquisas e práticas que promovam o desenvolvimento positivo de jovens brasileiros em diferentes áreas que trabalham com o desenvolvimento da juventude.

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Publicado

2023-12-14