TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA EXECUÇÃO DE INSTRUMENTO DE SOPRO COM TRAQUEOSTOMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2022.17.2.8279

Palavras-chave:

Tecnologias da saúde, Tecnologia assistiva, Instrumento musical de sopro, Traqueotomia, Musicoterapia

Resumo

O texto oferecido a seguir é a tradução para o espanhol de um artigo apresentado no 17º Congresso Mundial de Musicoterapia na cidade de Vancouver, Canadá, realizado de 24 a 29 de julho de 2023. O texto aqui exposto foi publicado em inglês como parte dos Anais do 17º Congresso Mundial de Musicoterapia na edição especial da Music Therapy Today do mesmo ano. O trabalho mostra uma contribuição que a Tecnologia Assistiva pode oferecer aos tratamentos musicoterápicos de pacientes traqueostomizados. Um adolescente com paralisia cerebral, deficiência múltipla e necessidades complexas de comunicação conseguiu controlar e modificar voluntariamente a força e a duração de sua respiração tocando um instrumento de sopro com produtos de apoio de baixa complexidade tecnológica confeccionados por seu musicoterapeuta. Aqui será explicado como o musicoterapeuta pode desenvolver esses produtos para uso em casos semelhantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graciela Broqua, Universidad de Buenos Aires

Musicoterapeuta argentina formada pela Universidade de Buenos Aires (UBA). Professor em Ensino Superior (Universidade Tecnológica Nacional). Mestre em Tecnologia Educacional (Universidade Aberta Interamericana).

Desde 2005 atua na reabilitação de crianças e adolescentes com neuropatologias. Professor, júri e orientador de tese do Bacharelado em Musicoterapia da UBA.

Membro da Comissão de Comunicação do Comitê Latino-Americano de Musicoterapia.

Membro da Comissão de Avaliação de Artigos da revista Anuario de Investigaciones, da Faculdade de Psicologia da UBA.

Autor do livro Música Acessível com Tecnologia Assistiva, Editorial Autores de Argentina.

Downloads

Publicado

2023-12-14